Tecnologia: IPT realiza bate-papo on-line sobre Softwares para gerenciamento de energia

Bate-papo será nesta terça-feira, a partir das 11 horas

seg, 22/09/2003 - 20h36 | Do Portal do Governo

Pesquisadores do IPT desenvolveram aplicativos para área de energia industrial, otimizando a combustão de sólidos, líquidos e gases. No bate-papo de terça-feira, dia 30.

A democratização do conhecimento técnico e a automação de todas as atividades que envolvem rotina são dois dos principais benefícios que o uso de softwares na engenharia podem trazer para processos produtivos e serviços relacionados. O desenvolvimento desse tipo de aplicativo, capaz de elaborar e resolver modelos matemáticos complexos que simulem equipamentos e que possam ser utilizados por pessoas não especializadas na área, ainda está engatinhando no Brasil.

Clayton Fernandes e Maria Eugênia Souza, ambos pesquisadores do IPT, trabalham no desenvolvimento de softwares para engenharia. Produziram dois aplicativos que já se tornaram referência na área de energia para uso industrial. São eles o AComb 5, que efetua cálculos relativos à combustão industrial de líquidos, sólidos, gases ou de suas misturas, e o Caldeira 5, utilizado para auxiliar nos cálculos rotineiros relativos à operação da geração de vapor através da queima de combustíveis.

Maria Eugênia acredita que, no Brasil, a demanda por softwares para engenharia é muito maior do que a oferta de pessoal capacitado para a produzir aplicativos. ‘O pior é que a formação desse tipo de profissional depende essencialmente de recursos humanos, e não de capital’, afirma. Segundo ela, a grande maioria dos aplicativos utilizados no País são importados.

Um dos grandes desafios no desenvolvimento de softwares para engenharia, segundo Fernandes, é disponibilizar ao usuário interfaces, ferramentas e biblioteca de informações que tornem simples a operação do aplicativo. ‘Ele precisa seduzir quem usa, não pode humilha-lo ou então subestima-lo’, acredita. ‘Se o usuário precisa levantar da cadeira e conseguir dados em livros para operar um software, então, ele ainda não está completo.’

Serviço

Nesta semana o Bate-Papo Programado do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo – será:

Dia: Terça-feira, dia 30 de setembro de 2003
Horário: das 11h às 11h50
Tema: Desenvolvimento de software para Engenharia
Debatedor: Clayton Fernandes – Pesquisador do IPT no Grupo de Informática do Agrupamento de Engenharia Térmica (Divisão de Mecânica e Eletricidade). Engenheiro Químico, Epusp, 1979.

Site: www.ipt.br/tecnologia/chat. Todos os bate-papos anteriores estão disponíveis para consultas on-line.