Tecnologia: IPT realiza bate-papo on-line sobre qualidade

Será nesta terça-feira, dia 9, às 11 horas, no site do Instituto

seg, 08/09/2003 - 9h04 | Do Portal do Governo

Mesmo no país do futebol, qualidade se faz com trabalho e informação. O selo Brasil Premium não dá espaço para chutes. Este é o tema do bate-papo desta terça-feira, dia 9.

A imagem do Brasil como o país do futebol, do samba e do carnaval já se difundiu pelo mundo. Porém, a capacidade brasileira de fabricar produtos e prestar serviços com padrão internacional de qualidade, ainda é uma incógnita para muitos outros povos. É esta a realidade que o selo Brasil Premium pretende mudar. A Logomarca é oferecida pelo governo federal a produtos de empresas nacionais com desempenho reconhecidamente superior, quando submetidos à rigorosa avaliação tecnológica baseada nas exigências do mercado externo.

Em 2003, o Brasil Premium entra em seu terceiro ciclo. Para receber o selo, empresas têm que comprovar, num rigoroso processo de avaliação, que possuem os pré-requisitos necessários para competir no mercado desejado, tanto em aspectos tecnológicos (adequação à normas e regulamentações técnicas internacionais) quanto na própria avaliação das necessidades mercadológicas. O IPT é responsável por toda a parte operacional do Brasil Premium. A cerimônia de premiação está prevista para novembro.

Marcus Carvalho Fonseca, gerente executivo do Programa Brasil Premium, revela que um objetivo secundário do programa é incentivar a cultura de normas para produtos dentro do País. “Nós possuímos lacunas de regulamentação técnica para produtos de vários segmentos, justamente porque não há uma cultura de exigência desse tipo de regulamentação por parte do mercado consumidor.”

Serviço

Data: Terça-feira, 9 de setembro de 2003
Horário: das 11h às 11h50
Tema: Brasil Premium – Produtos, com Desempenho Superior, frente a Exigências Tecnológicas do Mercado Internacional
Debatedor: Marcus Carvalho Fonseca – Gerente Executivo do Programa Brasil Premium. Engenheiro Químico com Mestrado pela COPPE/UFRJ e Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos pela FGV. Possui 29 anos de experiência profissional, tendo acumulado competência em toda a cadeia de valor da área tecnológica. Desenvolve atividades de gestão do projeto BID/APEX de Certificação em Turismo Sustentável no Instituto de Hospitalidade e do Programa Brasil Premium.

Site: www.ipt.br/tecnologia/chat. Todos os bate-papos anteriores estão disponíveis para consultas on-line.

(LRK)