Tecnologia: IPT realiza bate-papo on-line sobre gestão tecnológica

Todos os bate-papos anteriores estão disponíveis para consultas no site do Instituto

dom, 14/09/2003 - 22h00 | Do Portal do Governo

Bate-papo terça-feira, dia 16

Tão importante quanto desenvolver tecnologia é saber como divulgá-la e disseminá-la pelo setor produtivo. Sabendo disso, a Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (Abipti) reuniu 15 institutos do País para a realização de um projeto-piloto de gestão da tecnologia. O projeto Rede de Centros Especializados em Gestão Tecnológica pretende colaborar com o estreitamento de laços entre instituições, para que a troca de experiências leve a uma maior sintonia entre a pesquisa tecnológica e as necessidades de empresas.

Para alcançar esse objetivo, o projeto promove diversas atividades, como cursos e seminários, envolvendo pesquisadores e gestores das instituições. Neles são abordados temas como gestão de projetos, propriedade intelectual e gestão de conhecimento. Além disso, o projeto inclui uma rede online com informações detalhadas sobre os laboratórios e as atividades das instituições envolvidas. Trata-se de uma importante ferramenta para o aumento da comunicação e da interação dos institutos no desenvolvimento de pesquisas.

Serviço

Nesta semana o Bate-Papo Programado do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo – será:

– Dia: Terça-feira, dia 16 de setembro de 2003
– Horário: das 11h às 11h50
– Tema: Parceria entre a Abipti e o IPT para melhoria da gestão tecnológica: o projeto Rede de Centros Especializados em Gestão Tecnológica
– Debatedora: Denise Lucchesi – Economista e pesquisadora do IPT, aluna do MBA em Gestão e Tecnologias da Qualidade na Poli/PECE/USP. Atua como Coordenadora de Sistemas de Gestão, área responsável pelo Sistema da Qualidade do IPT e pela implementação de metodologias inovadoras de trabalho, como a Gestão do Conhecimento.

Site: www.ipt.br/tecnologia/chat. Todos os bate-papos anteriores estão disponíveis para consultas on-line.