Tecnologia: IPT realiza bate-papo on-line sobre cursos lato sensu

Confira nesta terça-feira, dia 23, no site do Instituto

seg, 22/11/2004 - 10h04 | Do Portal do Governo

Num mercado cada vez mais competitivo, tecnologia faz a diferença. Por isso é crescente a demanda de empresas por profissionais cada vez mais qualificados. Assim, também é crescente a procura de profissionais de vários ramos de atividade pelos cursos que podem agregar conhecimento e turbinar suas carreiras. Segundo Leonel Cezar Rodrigues, coordenador da Fundação IPT para cursos lato sensu, têm esta designação cursos de pós-graduação, mas não no sentido estrito da palavra. “Eles conferem grau acadêmico, como o Mestrado e o Doutorado. Oferecidos a pessoas com diploma de terceiro grau, os cursos lato sensu apenas certificam. Dividem-se geralmente em dois grandes grupos. Especialização, com um mínimo de 360 horas-aula, e aperfeiçoamento, com pelo menos 180 horas-aula.

Quando se fala em lato sensu, trata-se normalmente dos cursos de especialização, chamados simplesmente de ‘pós’. Os cursos lato sensu podem abranger qualquer área, desde as ciências exatas e naturais, até as engenharias, saúde, humanas, educação e sociais aplicadas. Os principais benefícios dos cursos lato sensu são a reciclagem profissional rápida – geralmente em um ano e meio – e eficaz com amplitude de abrangência. Correm contra a obsolescência rápida de algumas profissões como TI, por exemplo, de apenas quatro anos, ou as engenharias em torno de oito anos, segundo pesquisas feitas no Japão, ao final de década de 90.”

Hoje, diversas instituições oferecem cursos de especialização e treinamento para profissionais. O IPT já tem tradição em cursos de Mestrado Profissional nas áreas de habitação, informática, meio ambiente e processos industriais. Agora, com suporte da Fundação IPT, passa a oferecer cursos lato sensu em diversas áreas de especialização tecnológica.

Agenda
– Terça-feira, dia 23
– Cursos lato-sensu no IPT
– Leonel Cezar Rogrigues – Coordenador geral da FIPT para o lato-sensu no IPT. Mestrado e Doutorado em Administração de Tecnologia (Vanderbilt University, EUA). Superintendente em P&D e Diretor da Universidade de Blumenau. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Administração na Universidade de Blumenau.

(LRK)