Tecnologia: IPT promove seminários sobre tecnologia e desenvolvimento sustentável

Seminário abordará três temas, um por semana, nos dias 8, 15 e 22

ter, 08/06/2004 - 20h49 | Do Portal do Governo

Tecnologia é ferramenta relevante na busca do desenvolvimento sustentável. A opção tecnológica depende de múltiplos fatores sócio-econômicos, culturais, ambientais, entre outros. Estimulado pela passagem do Dia Internacional do Meio Ambiente, em 5 junho, o IPT realizará o Seminário Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em três etapas.

O objetivo é estabelecer um diálogo em busca de maior integração das atividades de pesquisa e inovação, de um lado, com as preocupações da sociedade voltadas à questão ambiental, de outro. Esta iniciativa deverá representar uma contribuição para se construir alternativas sustentáveis de desenvolvimento para a sociedade brasileira.

O Seminário abordará três temas, um por semana, nos dias 8, 15 e 22 de junho.

Na primeira mesa,: ‘O Desenvolvimento sustentável e suas implicações na sociedade’, a idéia é discutir o conceito de sustentabilidade, incorporado nos discursos sobre o desenvolvimento após os debates da Conferência Rio-92. Governos, agências multilaterais, universidades e empresas introduziram em escala e intensidade crescentes, considerações e propostas que refletem a preocupação com os aspectos ambientais dos projetos de desenvolvimento e a ‘democratização’ dos processos de tomada de decisão.

O objetivo da Mesa é colocar em debate os fundamentos da sustentabilidade nos contextos ambiental, social, econômico, político e cultural, bem como analisar suas raízes históricas e implicações no desenvolvimento da sociedade.

O seminário será realizado no Auditório Cid Vinio (prédio 36), no IPT – Cidade Universitária, zona oeste da capital – no horário das 14 às 17 horas. Abaixo, a programação do evento.

Programa

Dia 8 de junho

  • Tema: ‘O Desenvolvimento sustentável e suas implicações na sociedade’
  • Debatedores:
    – Henrique Rattner – prof. Titular aposentado da FEA/USP e da EAESP/FGV e consultor do IPT
    – Pedro Jacobi – prof. do Programa de Ciências Ambientais – Procam/ USP
    – Jean – Pierre Leroy – coordenador executivo do Projeto Brasil Sustentável e Democrático – Federação de Orgãos para a Assistência Social e Educacional – FASE

    Dia 15 de junho

  • Tema: ‘A tecnologia dos transgênicos sob diferentes pontos de vista’

    Dia 22 de junho

  • Tema: ‘As causas das mudanças climáticas, seus impactos e os meios de enfrentá-los’

    – Informações: 3767 4176. E-mail: eventos@ipt.br