Tecnologia: IPT participa de seminário sobre usos de partes finas de pedra britada

Seminário será relizado entre 5 e 7 de abril

seg, 04/04/2005 - 18h55 | Do Portal do Governo

De 5 a 7 de abril, diversas instituições, inclusive o IPT, realizam em SP seminário para debater inovações e usos de partes finas de pedra britada em áreas como a construção.

Profissionais e especialistas da indústria da construção civil e de mineração estarão reunidos no Instituto de Engenharia, em São Paulo, para debater a pes-quisa e a inovação tecnológica na área de materiais finos produzidos em pedrei-ras. Será durante o II Suffib – Seminário o Uso da Fração Fina de Britagem. O e-vento discutirá novas tecnologias empregadas pelos setores produtores e consu-midores da fração fina produzida em pedreiras no Brasil. Esta fração inclui materi-ais já aceitos no mercado da construção civil, como o pó de pedra e a areia de britagem, e também o resíduo que é disposto em bacias de decantação.

O II Suffib reúne representantes de pedreiras, concreteiras, empresas da área de construção e pavimentação, consultores, pesquisadores de universidades brasileiras, centros de pesquisa e fabricantes de equipamentos. Os organizadores registram mais de 220 inscritos de 14 estados e visitantes da Espanha e Chile.

Serão realizadas palestras, mesas redondas, pôsteres e debates. Coloca-rão em foco o aproveitamento dos finos de brita em novas aplicações, especifica-ções e normas técnicas para o material, pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e aspectos ambientais. O evento é realizado pelo Grupo de Estudos e Trabalhos sobre Finos de Pedreira, ABGE, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), Escola Politécnica da USP e Sindicato da Indústria de Mineração de Pedra Britada do Estado de São Paulo (Sindipedras). Conta com patrocínio das empresas Máquinas Furlan, Sandvik do Brasil, Metso Minerals, Ipi-ranga Asfaltos e Serveng-Civilsan.

Estarão presentes na cerimônia de abertura do II Suffib Secretário Executi-vo do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Dr. José Mendo M. de Souza, do Presidente da Associação Nacional das Entidades Produtoras de Agregados para Construção Civil (Anepac), Dr. Eduardo Machado, do Presidente do Sindipedras, Dr. Tasso de T. Pinheiro, do Vice-Diretor da Escola Politécnica da USP, Prof. Dr. Ivan Gilberto S. Falleiros e do Presidente da Associação Brasileira de Geologia de Engenharia (ABGE), Eng. Giacomo Ré.

Serviço

– Local: Instituto de Engenharia Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – Vila Ma-riana – São Paulo – SP
– Informações: www.finosdepedreira.com.br/suffib
– Telefone: (11) 3719-0661 / 9744-7380