Tecnologia: IPT, ITAL e NIST comemoram 30 anos de cooperação

Secretário executivo dos Estados Unidos dará coletiva nesta quarta-feira,4, às 12 horas

ter, 03/06/2003 - 11h02 | Do Portal do Governo

O Secretário Executivo do Comércio dos Estados Unidos para Assuntos Tecnológicos, Phillip J. Bond, participa nesta quarta-feira, dia 4,das comemorações do aniversário de 30 anos de cooperação entre o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) e o National of Standars and Technology (NIST). A cerimônia será realizada na sede do IPT, na Cidade Universitária, às 10 horas.

Após a solenidade, Bond falará à imprensa sobre o impacto que este acordo produziu na pesquisa tecnológica e no própriodesenvolvimento tecnológico do Estado de São Paulo, contribuindo para a inserção do produto brasileiro nos mercados internacionais.

Além de procurar fortalecer parcerias na área de alta tecnologia cominstituições de pesquisas de países do hemisfério, como é o caso do IPT, a vinda de Phillip J. Bond, principal conselheiro do secretário Don Evans em políticas de Ciência e Tecnologia, tem como objetivo discutir os pontos de uma ampla proposta feita por Evans, com vistas a derrubar barreiras comerciais nos mercados globais.

Outros temas que o secretário executivo pretende debater no Brasil são propriedade intelectual, práticas empresariais transparentes, governo eletrônico, comércio eletrônico, parcerias tecnológicas e estado da arte da biotecnologia, além de outras questões relativas à pesquisa na região.

A vinda de Bond é a primeira visita ao Brasil do principal representante do Departamento de Comércio norte-americano em questões tecnológicas, e acontece num momento particularmente importante para as relações entre os dois países, em que Brasil e EUA discutem o estreitamento dos laços comerciais, a implantação da Alca e os fóruns onde deverão ser discutidas questões de interesse econômico para os dois países.

Sua presença no evento de comemoração do aniversário de 30 anos decooperação entre IPT, ITAL e NIST, representa ainda uma resposta aosesforços do governo paulista para aumentar a cooperação tecnológicaentre o Estado de São Paulo e os EUA e, em particular, a cooperaçãoentre o IPT e o ITAL com o NIST. O passo decisivo neste sentido foi a realização, em fevereiro deste ano, em Washington, do I BrazilTechnology Day , promovido e organizado pela Embaixada do Brasil nosEUA, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo e IPT, com a colaboração decisiva do NIST. A rodada de negócios realizada nos EUA, da qual Bond tambémparticipou, sinaliza um novo estágio da presença internacional dosistema de ciência, tecnologia e inovação do Estado de São Paulo.

Coletiva

Participam da coletiva, que será realizada às 12 horas, o secretário executivo do Comércio dos Estados Unidos para Assuntos Tecnológicos, Phillip J. Bond, o diretor de Relações Internacionais do NIST, Stephen Carpenter, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos Meirelles, o diretor-superintendente do IPT, Guilherme Ary Plonski e o diretor-geral do ITAL, Luís Madi.

Mais informações podem ser obtidas no telefone
Tel 5092-4327/3767-4720

V.C.