Tecnologia: IPT inaugura Laboratório Associado Micronal

Serão beneficiadas indústrias farmacêuticas, químicas e alimentícias

qui, 06/05/2004 - 13h35 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a empresa Micronal abrem as portas de laboratório que inaugura parceria inédita de instituição de pesquisas e iniciativa privada para beneficiar tanto a pesquisa quanto a indústria.

Com o objetivo de desenvolver projetos de pesquisa e consultoria técnica em aplicações laboratoriais e industriais, nasce uma parceria que pode fazer escola no campo dos institutos de pesquisas e universidades. O Laboratório Associado Micronal – IPT (LAMI) destina-se a técnicas analíticas, como caracterização de partículas, análises térmicas e química úmida.

Instalado no prédio 36 do IPT, o laboratório recebeu equipamentos de última geração da empresa Micronal e inicia uma cooperação com a iniciativa privada que pode beneficiar, principalmente, a sociedade.

São 20 equipamentos sofisticados para análises de materiais, em regime de comodato, fundamentais tanto para assegurar a qualidade dos produtos industriais, quanto para o lançamento de novos produtos no mercado. Entre os equipamentos, estão: analisadores e contadores de tamanho de partículas, analisadores de estabilidade de emulsões, equipamentos de análise térmica, balanças de precisão e sistema de cromatografia em camada delgada.

Os novos recursos irão beneficiar particularmente indústrias farmacêuticas, químicas e alimentícias. Equipamentos de análise de partículas podem ajudar, por exemplo, a definir menor padrão para determinado composto utilizado na fabricação de remédios, cosméticos ou alimentos. Análise térmica ajuda a definir o comportamento de materiais ou composições sob alterações de temperatura.

No ato de inauguração do laboratório, o diretor de Planejamento do IPT, Marcos Bruno, informou que o Insituto vem inovando ao fazer parcerias com a iniciativa privada. “Já estamos incubando no instituto um centro de serviços tecnológicos do setor de plásticos reforçados. Continuaremos a compor parcerias que resultem num melhor aproveitamento das ações do IPT”, declarou.

Por meio do acordo firmado, os pesquisadores do IPT poderão utilizar os equipamentos tanto para desenvolver pesquisas quanto para prestar serviços, segundo o pesquisador responsável pela parceria, Marco Giulietti da Divisão de Química do IPT. “O importante é que esta é uma experiência nova para o IPT e para outras instituições, onde todos saem ganhando. Que esta cooperação sirva de exemplo para outras instituições, universidades e empresas.”, comemorou Giulietti.

O mais interessante do acordo de cooperação entre a empresa e o instituto de pesquisas, segundo o diretor técnico da Micronal, Henri Berghs, “é poder trocar o conhecimento do IPT por equipamentos de altíssima qualidade. Os pesquisadores têm de aprender a trabalhar com os equipamentos, e nós, da empresa, a trabalhar com metodologia. Os clientes do IPT e os clientes da Micronal serão os maiores beneficiados”, afirmou.

O Laboratório de análise de partículas do IPT nasceu como um pequeno núcleo, há 14 anos e foi se consolidando com apoio e subsídios de instituições como Fapesp, à qual se deve parte dos equipamentos ali instalados e a reforma e ampliação que sofreu recentemente, antes de receber os equipamentos de última geração da Micronal e transformar-se em Laboratório Associado Micronal-IPT.

Da Assessoria de Imprensa do IPT
V.C.