Tecnologia: IPT inaugura centro de tecnologia em parceria com HP e Microsoft

O objetivo é capacitar profissionais e formar multiplicadores de novas tecnologias

seg, 27/01/2003 - 19h55 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), ligado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo, inaugura nesta terça-feira, dia 28, às 15h30, o Centro de Tecnologia XML – IPT, um avançado difusor de novas ferramentas em tecnologia da informação para empresas e comunidade.

O objetivo é capacitar profissionais e formar multiplicadores de novas tecnologias, além de apoiar as empresas para o desenvolvimento de softwares destinados a aplicações específicas.

A implantação do Centro em um amplo conjunto de salas e laboratórios do IPT é resultado de uma parceria com a HP Brasil, que forneceu a infra-estrutura de equipamentos destinada aos laboratórios e verba destinada à manutenção de bolsas de estudo, e a Microsoft Brasil, que será responsável pela capacitação de profissionais na tecnologia XML, a ser utilizada no desenvolvimento de aplicativos para a internet.

O Centro de Tecnologia contará com uma equipe do IPT, de bolsistas contratados, participantes de empresas e estudantes de graduação.

O programa de cooperação entre o Instituto de Pesquisas e as empresas prevê não apenas a difusão de ferramentas orientadas à pesquisa e ao uso de novas tecnologias, como o aprimoramento do setor local de desenvolvimento de software com padrões de qualidade reconhecidos internacionalmente. O acesso a essas ferramentas permitirá a integração de sistemas voltados para o varejo, meio ambiente e cadeias produtivas.

O Centro de Tecnologia do IPT facilitará ainda a incubação de empresas que queiram migrar e desenvolver soluções tecnológicas, além de projetos pilotos utilizando a cooperação e intercâmbio tecnológico entre o IPT, a universidade e as empresas, revela a chefe do Departamento de Serviços e Telecomunicações do IPT, Fátima Porcaro.

O Centro terá como foco as aplicações de mídia digital e automação comercial. No primeiro caso, a base tecnológica será a recém-lançada plataforma Windows Media Player 9 Series. Um dos primeiros projetos acontece com a Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas, na área de
ensino a distância.

Além dos representantes das empresas e do IPT, estará presente o secretário adjunto da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo, Oswaldo Massambani.

Do Instituto de Pesquisas Tecnológicas

C.A