Tecnologia: IPT e Sebrae-SP discutem projetos conjuntos a serviço da pequena empresa

Objetivo é dinamizar e desenvolver o setor da economia que responde por 20% do PIB

sex, 14/02/2003 - 12h13 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa do Instituto de Pesquisas Tecnológicas


Os micro e pequenos empresários podem comemorar o estreitamento de relações entre dois dos seus mais importantes aliados. Membros da Diretoria Executiva do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado (IPT) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) reuniram-se nesta quinta-feira, dia 13, na sede do Instituto, para estudar a elaboração de diversos projetos em parceria, visando dinamizar e desenvolver este setor da economia que movimenta cerca de 20% do Produto Interno Bruto do País.

Foram discutidos possíveis empreendimentos em diversas áreas de atuação, desde programas de cunho ecológico até o desenvolvimento de setores específicos do mercado. A diretoria do IPT está otimista em relação aos resultados que podem ser alcançados. ‘O Sebrae é o grande parceiro do IPT em iniciativas voltadas ao desenvolvimento da micro e pequena empresa’, afirma Guilherme Ary Plonski, diretor superintendente do IPT. Entre as propostas levantadas, estão iniciativas ligadas à conservação de energia, ao desenvolvimento do setor de móveis e à realização de bate-papos virtuais sobre diversos assuntos de interesse do setor.

Outra proposição foi o desenvolvimento de medidas que possibilitem aumentar a participação de micro e pequenas empresas na elaboração de normas técnicas. ‘As grandes empresas acabam tendo mais peso nesse processo, e isto cria muitos problemas para os pequenos e microempresários’, afirma Plonski. ‘Precisamos criar mecanismos que fortaleçam a participação do setor na elaboração das normas’. Além disso, vislumbrou-se a idéia da criação um banco de dados com informações detalhadas sobre normas técnicas para a consulta de empresas de pequeno porte. Segundo o diretor superintendente do Sebrae-SP, José Luiz Ricca, ‘incrementar o acesso a esse tipo de informação é fundamental para o desenvolvimento do setor.’

(RK)