Tecnologia: IPT e Ministério da Ciência e Tecnologia promovem seminário de apoio a pequenas empresas

Evento nos dias 24 e 25 de junho também comemora os 103 anos do IPT

sex, 21/06/2002 - 17h04 | Do Portal do Governo

Seminário ‘Rede de conhecimento para micro e pequenas empresas’ será nos dias 24 e 25 de junho, no IPT

Nos dias 24 e 25 de junho, o IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo – e o MCT – Ministério da Ciência e Tecnologia – promovem o seminário ‘Rede de conhecimento para micro e pequenas empresas’, na sede do IPT.

O objetivo do evento é propor a articulação de parcerias envolvendo a iniciativa privada, centros de pesquisa, governo e agências de fomento. A proposta é de que seja formatada, inicialmente no Estado de São Paulo, uma rede de conhecimentos tecnológicos capaz de dar suporte à inovação, informação, difusão e extensão tecnológica para micro e pequenas empresas. A rede serviria como uma porta de entrada para o encaminhamento de problemas dessas empresas relacionados a produtos, processos e informações tecnológicas.

Será apresentada a experiência norte-americana no provimento de soluções técnicas e de gestão para empresas de pequeno porte, colocada por representantes do National Institute of Standards and Technology (NIST), por meio da Rede Manufacturing Extension Partnership (MEP). A idéia é que as instituições presentes possam usufruir da experiência dos Estados Unidos.

Também serão discutidos alguns casos selecionados de experiências brasileiras na difusão tecnológica às micro e pequenas empresas, além dos programas de apoio das agências de fomento. O seminário inclui a reunião de um grupo de trabalho, responsável por elaborar um documento de consolidação das propostas do evento, que servirá como subsídio para formatar a rede de conhecimento.

IPT completa 103 Anos

A data do seminário foi escolhida em função do 103º aniversário do Instituto, no dia 24 de junho. Haverá um coquetel comemorativo ao final das apresentações do primeiro dia do seminário. Nessa ocasião, serão anunciadas diversas medidas que fazem parte de um processo de renovação, entre elas a criação da Comissão de Relações Internacionais do IPT e o programa de reaproximação de ex-funcionários.

Serviço: O seminário ‘Rede de conhecimento para micro e pequenas empresas’
Data: 24 e 25 de junho de 2002
Horário: das 9 às 18 horas
Local: IPT – Auditório Cid Vínio, prédio 36, Av. Prof. Almeida Prado, 532 – Cidade Universitária – Butantã – São Paulo

Para informações sobre a programação, acesse o site www.ipt.br