Tecnologia: IPT e iniciativa privada lançam nova tecnologia de redes no mercado brasileiro

Conexões de fibra ótica aumentam a capacidade da rede, seu desempenho e segurança

qui, 27/06/2002 - 12h47 | Do Portal do Governo

Uma nova tecnologia será lançada nacionalmente, nesta sexta-feira, dia 28, pela empresa 3Com, em conjunto com o IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo. O novo produto, um backbound chamado Switch 4060, permite a interligação entre corporações através de conexões de fibra ótica gigabit ethernet a dez gigabit ethernet.

Ele já vem sendo usado pelo IPT, um dos seis centros de testes de tecnologias e equipamentos (beta-testes) da 3Com no mundo. A partir de 1998, o Instituto começou a pesquisar novas tecnologias, que levaram à migração de sua rede baseada em ATM para a tecnologia Gigabit Ethernet. O objetivo da mudança é, além de aumentar a capacidade da rede, melhorar seu desempenho e segurança.

A implementação do projeto levou três meses de trabalho. O desenvolvimento foi feito por uma equipe interna do IPT, com suporte da 3Com e apoio da Fapesp, que através do Projeto infra4 investiu mais de US$ 100 mil. ‘As limitações orçamentárias e dos mecanismos de decisão dos órgãos públicos geram o paradigma de que não podemos nos atualizar, no tempo correto, às constantes mudanças no mercado’, comenta Guilherme Ary Plonski, diretor superintendente do IPT. Quebrando esse paradigma, o Instituto migrou de uma rede Ethernet para a ATM, em 1996, e, atualmente, para a Gigabit Ehternet.

Na nova rede, que interliga cerca de 2,3 mil usuários, o IPT utilizou equipamentos como o switch central 4007, redundante e destinado a aplicações de missão crítica, e outros 33 switches de borda SuperStack 3 3300. Estes últimos, completam a rede, possibilitando o monitoramento em tempo integral de todas as operações e soluções ligadas à sua estrutura.

No mesmo dia, também será oficializada a parceria do IPT com a 3Com. Ela implica que o Instituto seja certificador dos produtos 3Com, como o Switch, o NBX (central telefônica sem fio que integra dados e voz), o Blue Tooth (tecnologia a curta distância que tem a comunicação sem fio como principal aplicação) e a placa criptografada (para gerenciamento de rede). Além disso, ao IPT caberá desenvolver soluções utilizando equipamentos 3Com com outros produtos e dar treinamento a distribuidores, empresas e estudantes, que poderão ser capacitados para o mercado de trabalho.

Dia: sexta-feira, 28 de junho de 2002
Horário: 14h30 às 18h00
Local: IPT, auditório do edifício Adriano Marchini, na Cidade Universitária – SP

IPT – Assessoria de Imprensa