Tecnologia: IPT discute hoje ‘mídias magnéticas para a área de cartões’

IPT é uma das três únicas instituições do mundo a fazer ensaios de qualidade em cartões magnéticos

ter, 12/08/2003 - 9h05 | Do Portal do Governo

O IPT está no seleto clube mundial dos centros de pesquisa capazes de ensaiar cartões magnéticos. Também pesquisa “smart cards”. Confira, bate-papo terça, dia 12.

A automação de bancos e estabelecimentos comerciais tornou indispensável o uso de cartões magnéticos na realização de transações financeiras. De acordo com essa nova realidade, investir na qualidade dos cartões é cada vez mais condição essencial para o bom funcionamento do sistema econômico.

O IPT é uma das três únicas instituições do mundo a fazer ensaios de qualidade em cartões magnéticos. Através da atuação conjunta de diversos laboratórios, capitaneados pelo Laboratório de Avaliação de Mídias Magnéticas, o Instituto está capacitado a realizar praticamente todos os ensaios especificados pelas normas técnicas nacionais e internacionais.

O Laboratório de Avaliação de Mídias Magnéticas também possui capacitação técnica para trabalhar com os chamados “smart cards”, uma nova tecnologia para processamento e troca de informações bancárias e comerciais mais segura do que os cartões magnéticos tradicionais. “Acredito que, nos próximos anos, viveremos um processo maciço de substituição dos cartões magnéticos tradicionais pelos ‘smart cards’”, afirma Edson Pistoni, chefe do laboratório. O IPT já colaborou com o a implantação dos “smart cards” nos sistemas de ônibus de Curitiba e Campinas, e atualmente presta serviços para bancos brasileiros na implementação de tecnologia em seus sistemas de automação.


Serviço
O Bate-Papo Programado do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo será na próxima terça-feira, dia 12, das 11h às 11h50.

Tema: Mídias magnéticas para a área de cartões bancários de débito, crédito e serviços
Debatedor: Edson Pistoni – Técnico em Eletrônica (1976), na Divisão de Mecânica e Eletricidade do IPT, desde 1977. Alguns trabalhos de pesquisa e desenvolvimento: micro usinas CPFL, sub-lança da Cosipa, elevadores Weston, semáforo atuado pelo fluxo de trânsito, pedágio eletrônico e outros. Técnico responsável pelo Laboratório de Avaliação de Mídia Magnética há cinco anos. Este laboratório foi montado para atender as necessidades dos fabricantes de cartões magnéticos, bem como das suas leitoras, e está capacitado para realização de ensaios com smart card.

Site: www.ipt.br/tecnologia/chat. Todos os bate-papos anteriores estão disponíveis para consultas on-line.