Tecnologia: IPT desenvolve pesquisa sobre chuveiro inteligente

Instituto é vinculado à Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

qua, 12/09/2001 - 13h53 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado à Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, está desenvolvendo um projeto para a criação de um chuveiro elétrico inteligente.

Um das preocupações das companhias de energia recai sobre o chamado horário de pico, que vai das 17 às 20 horas, quando aumenta drasticamente o consumo de eletricidade nos grandes centros urbanos. Um dos vilões desse aumento no consumo foi identificado nas residências: o chuveiro elétrico.

Técnicos do IPT estão desenvolvendo um equipamento capaz de identificar o horário de maior consumo e provocar reduções, o chamado chuveiro inteligente. Douglas Messina, da Divisão de Engenharia Civil do Instituto é um dos técnicos envolvidos neste projeto. ‘O IPT iniciou estudos desse equipamento no final de 1998, juntamente com representantes das concessionárias e dos fabricantes de chuveiros e de medidores. Também conta com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de São Paulo’, explica.

Segundo Messina, as concessionárias queriam desenvolver um dispositivo para reduzir a potência de aparelhos eletrointensivos. O IPT sugeriu começar pelos chuveiros. ‘Junto com fabricantes foram desenvolvidos aparelhos e circuitos eletrônicos capazes de ‘enxergar’ o sinal da concessionária. Embutido no chuveiro, o dispositivo utiliza um protocolo de comunicação eletrônica que determina a aplicação da tarifa amarela, um preço reduzido para quem utiliza o chuveiro fora do horário de pico. Para os teimosos que não abrirem mão do banho nesse horário, o chuveiro inteligente reserva uma surpresa. Seu medidor ‘enxerga’ o sinal emitido pela concessionária pela própria rede elétrica, informa ao chuveiro que imediatamente reduz a potência nominal entre 30% e 40%. Ela despenca da faixa de seis mil a sete mil Watts para dois mil a três mil Watts, deixando o banho proporcionalmente mais frio’, informa o técnico.

O desconto será um estímulo ao uso do chuveiro fora do horário de pico. Messina acredita que até o final do primeiro semestre de 2002 as concessionárias terão equacionado a chamada tarifa amarela para consumidores residenciais. Então estará aberto o caminho para o chuveiro inteligente. Atualmente, participam dos estudos a Eletropaulo e a CPFL. O dispositivo deverá ser adotado, inicialmente, nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.