Tecnologia: IPT debate prevenção de acidentes durante chuvas de verão

Bate-papo on-line será hoje às 11 horas

ter, 12/11/2002 - 9h19 | Do Portal do Governo

O bate-papo do IPT desta terça-feira, dia 12, mostra que é possível evitar mortes causadas por escorregamentos em épocas de chuvas. Para isso, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) participa de plano de prevenção.

Todos os anos, nos meses de verão, casas são derrubadas por deslizamentos, enchentes param as grandes cidades e o saldo é de muitas vítimas fatais. No entanto, é possível salvar a vida das populações que moram em áreas potencialmente perigosas. “Existe tecnologia de prevenção nas áreas de risco”, afirma Eduardo Soares de Macedo, pesquisador da Divisão de Geologia do IPT e debatedor do bate-papo de terça.

Eduardo falará sobre o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC). Ele é fruto de um trabalho de levantamento de problemas de instabilidade na Serra do Mar realizado, em 1988, pelo IPT, juntamente com os Institutos Botânico, Geológico e Florestal. Seu objetivo é prevenir a morte de pessoas por escorregamentos.

O PPDC é posto em prática entre os meses de dezembro e março e abrange 24 cidades compreendidas nas regiões da Baixada Santista, Litoral Norte, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira. Sua coordenação é feita pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), juntamente com sua Regional do Litoral Paulista (Redec), as prefeituras municipais (Comissões Municipais de Defesa Civil – Comdec) e os órgãos de apoio técnico, o IPT e o Instituto Geológico.

Dia: terça-feira, 12 de novembro de 2002
Horário: das 11h00 às 11h50
Tema: O início das chuvas de verão e a prevenção dos deslizamentos
Debatedor: Eduardo Soares de Macedo – Eduardo Soares de Macedo, geólogo pela USP (1981) e coordenador dos trabalhos do IPT no Plano Preventivo de Defesa Civil do litoral e do Vale do Paraíba, em São Paulo. E-mail: esmacedo@ipt.br

O bate-papo será no site www.ipt.br/tecnologia/chat.