Tecnologia: IPT debate implicações do uso de combustíveis alternativos em processos industriais

Bate-papo online acontece nesta terça-feira, dia 29, a partir das 11h

ter, 29/03/2005 - 10h09 | Do Portal do Governo

A grande fonte de energia da indústria é o petróleo. Contudo, diante da perspectiva de sua escassez e, em contrapartida, do crescimento de sua demanda, estuda-se hoje combustíveis alternativos que possam servir como seus substitutos. Os equipamentos industriais envolvidos na produção devem ser igualmente trocados ou adaptados a essa nova condição. A mudança pode apresentar tanto pontos positivos como negativos às empresas.

Para debater essas questões, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT promove bate-papo online no site do IPT (www.ipt.br/tecnologia/chat), nesta terça-feira, dia 29, a partir das 11 horas.

O debate será mediado por Lin Chau Jen, que atua como pesquisador do IPT, desde 1986, no Agrupamento de Engenharia Térmica – Divisão de Mecânica e Eletricidade. Liu é doutor em Engenharia, pela Escola Politécnica da USP, e tem especialização na área de combustão industrial.

O pesquisador Lin Chau Jen cita fornos e caldeiras industriais como exemplos de equipamentos que costumam ser afetados. Ele ainda ressalta a importância e a aceitação do gás natural no mercado como sendo um substituto dos óleos derivados de petróleo por ser uma fonte bastante disponível e de fácil utilização. ‘Apesar dos custos ainda elevados, as empresas já estão trocando as fontes de energia convencionais pelo gás natural pela sua disponibilidade no mercado e por questões ambientais’, observa.

Bate-papo do IPT – Conversão de Combustíveis em Equipamentos de Combustão Industrial
Data: Terça-feira, dia 29 de março de 2005
Horário: 11 horas
Site: www.ipt.br/tecnologia/chat