Tecnologia: IPT comemora 30 anos de parceria com entidades norte americanas

Governo paulista busca assistência técnica internacional para aprimorar qualidade de produtos brasileiros

qui, 05/06/2003 - 10h44 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) recebeu, nesta quarta-feira, dia 4, representantes do Governo dos Estados Unidos em comemoração aos 30 anos de parceria entre instituições tecnológicas brasileiras e daquele país.

O secretário executivo do comércio para assuntos tecnológicos dos Estados Unidos, Philip J. Bond, e o diretor de assuntos internacionais e acadêmicos do National Institute of Standarts and Technology (Nist), Stephen Carpenter, celebraram a cooperação iniciada em 1973 entre Nist, IPT e Instituto Tecnológico de Alimentos (Ital).

A parceria entre os três foi iniciativa do Governo paulista de buscar assistência técnica internacional para aprimorar a qualidade dos produtos brasileiros. Os resultados foram a criação de laboratórios de ensaio e metrologia no IPT e no Ital, o desenvolvimento de padrões de certificação de qualidade e estágios de pesquisadores brasileiros em laboratórios norte-americanos.

‘Hoje, o IPT tem 70 laboratórios, 46 certificados pela ISO 9002 ou pelo Inmetro, além de 380 projetos de pesquisa em andamento. A colaboração do Nist foi fundamental para essa realidade’, afirmou o assessor da diretoria executiva do IPT, Saburo Ikeda.

Certificação de qualidade

‘Atualmente, nenhum produto circula no mercado mundial sem certificação de qualidade’, atestou o secretário da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos Meirelles nas comemorações.

Philip J. Bond revelou que ciência e tecnologia serão dois dos principais temas debatidos durante o encontro entre os presidentes George W. Bush e Luiz Inácio Lula da Silva, dia 20, em Washington. Deverá ser abordada a negociação para a criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca).

‘Cooperação entre países é a chave do sucesso para a nova sociedade global’, afirmou Bond. Ele destacou os avanços brasileiros em biotecnologia e nanotecnologia (miniaturização de produtos).

Meirelles convidou o Nist a colaborar com o Brasil na realização de padrões de certificação das normas norte-americanas de qualidade na área de alimentos.

Da Agência Imprensa Oficial / Assessoria de Imprensa do IPT

C.C.