Tecnologia: IPT apresenta etiquetas eletrônicas para controle automático de pedágios

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qui, 09/08/2001 - 18h31 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira, dia 10, a partir das 9h30, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo – apresenta e debate tecnologias de etiquetas eletrônicas para controle automático de pedágios (auditório Cid Vínio do Instituto, na Cidade Universitária, zona oeste da capital).

Trata-se de um sistema de comunicação de curta distância, por ondas de rádio, que permite identificar veículos em movimento cujos proprietários aderiram à tarifação automática. Assim, o motorista não precisa parar na praça de pedágio para a cobrança, tornando a viagem mais rápida e segura.

Estará presente o diretor presidente da Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes (Geipot), Carlos Alberto Wanderley Nóbrega. Às 10h15, autoridades e técnicos seguirão para a praça de pedágio da Viaoeste, no quilômetro 20 da rodovia Castelo Branco, onde serão feitas demonstrações e testes do sistema em campo.

O equipamento básico é um aparelho colado ao pára-brisa que responde a sinais de radiofreqüência na faixa de 5,8 GHz. Em cada praça de pedágio, uma antena capta, decodifica e identifica os dados do veículo contidos nos sinais enviados pela etiqueta eletrônica.

Concessionárias já operam um sistema norueguês de etiquetas eletrônicas nas estradas paulistas. Seguindo estratégias de países como a Austrália, o Brasil pretende ampliar a quantidade de fornecedores definindo regras de convivência para que produtos diferentes possam operar dentro do mesmo sistema.

A pedido do Ministério dos Transportes, equipes do IPT avaliarão os protocolos e a interoperabilidade dos produtos de duas empresas européias com o objetivo de definir um padrão de transação para todo o território nacional.

Segundo técnicos do IPT, este sistema é especialmente útil para empresas que operam frotas de veículos. A tendência, segundo o pesquisador A. Rigo, do Agrupamento de Sistemas de Controle do IPT, é adotar o padrão europeu CEN-TC278 como padrão brasileiro. ‘Essa demonstração tem por objetivo apoiar tecnicamente a área federal para padronizar um sistema de comunicação de curta distância nas estradas brasileiras’.

O IPT está implantando em São Paulo um laboratório para avaliação de produtos de pedágio eletrônico com recursos do Governo do Estado. ‘No futuro, esta atividade deverá se ampliar para o conceito de Sistemas Inteligentes de Transportes (STI)’, informa Rigo.