Tecnologia: IPT apresenta estudo sobre combate à erosão na Bacia do Pirajussara

Bacia abrange as regiões das Subprefeituras do Butantã e do Campo Limpo, que são caracterizadas por sérios problemas de enchentes

seg, 03/05/2004 - 20h29 | Do Portal do Governo

Como uma de suas atividades de responsabilidade social, o IPT ofereceu à Prefeitura de São Paulo – Subprefeitura do Butantã – um relatório técnico com diretrizes para prevenção e controle da erosão na Bacia do Ribeirão – Pirajussara. A Bacia abrange as regiões das Subprefeituras do Butantã e do Campo Limpo, que são caracterizadas por sérios problemas de enchentes. A Bacia é cortada pelo Rio Pirajussara, que divide o município de São Paulo com Embu e Taboão da Serra. Taboão e Embu são áreas de cabeceiras; toda a água da Bacia converge para o Butantã, daí sua propensão a enchentes.

O relatório traz uma proposta de combate à enchente focando os problemas da erosão e da contenção de sedimentos, citando medidas preventivas e corretivas. O trabalho, iniciado há dois anos, foi feito inicialmente com o mapeamento das áreas de erosão, com imagens aéreas, e depois com trabalho de campo. Foram definidas 14 áreas críticas, que necessitam de ações prioritárias. São algumas delas:

  • O km 12 da Rodovia Raposo Tavares – área com movimentação de terra quando chove, tendo os materiais carregados para a avenida.
  • Parque Raposo Tavares – área com erosão cabeceira de drenagem; o material é carregado para os córregos quando chove, e há áreas de favelas nas proximidades.
  • Córrego próximo à Rua Eliseu de Almeida – as margens desse córrego têm limpeza, mas o material não é retirado e volta para o córrego; falta também vegetação nas suas margens.

    Algumas das obras e medidas mais recomendadas à Subprefeitura do Butantã são a microdrenagem (boca de lobo); macrodrenagem (canalizações); revegetação ou construção de gabião nas margens dos córregos; pavimentação; limpeza dos piscinões.

    Serviço

    Erosão Zero na Redução das Enchentes na Bacia do Pirajussara

    – Terça-feira, dia 4, às 9h30, no CEU Butantã
    – Av. Heitor Antônio Eiras Garcia, 1700