Tecnologia: IPT adere à nova tecnologia RSS

Principais veículos da mídia internacional utilizam esta ferramenta e o público acessa notícias em tempo real

qua, 18/05/2005 - 17h41 | Do Portal do Governo

Em matéria de acesso à informação, velocidade não é tudo. Qualidade é fundamental. Por isso uma nova ferramenta, que atende pela sigla RSS, torna-se a cada dia mais popular. Ela ajuda a alimentar sites e internautas em todo o mundo. Uma tendência que rapidamente se intensificou entre grandes grupos da mídia brasileira e internacional – como The New York Times, CNN, BBC, Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo – deu a medida da sua utilidade.

Segundo o pesquisador Renato Curto, do IPT, a ferramenta é prática e muito versátil. “A grande vantagem de se ter o RSS à mão é poder agregar conteúdos de vários sites numa só interface, atualizando as notícias em tempo real, ou seja, no exato momento em que é atualizada, por exemplo, no jornal.” Para que isto seja feito, um programa chamado “agregador” puxa as notícias e outras informações que se quer obter dos sites, sendo tudo previamente selecionado. O que se exibe na tela, automaticamente, é um título e/ou um resumo que dão ao usuário a opção de acesso à notícia completa.

A partir desta terça-feira, dia 18, o IPT abriu um canal direto com seus clientes, parceiros e comunidade internauta. Notícias geradas pela Assessoria de Imprensa sobre seus últimos projetos, pesquisas e serviços tecnológicos, juntamente com o noticiário que a imprensa veicula sobre a instituição, agora estão disponíveis no formato RSS. “Criado em 1997, este formato utiliza a tecnologia Extensible Markup Language (XML), que permite a publicação automática de conteúdos entre sites, além da utilização de softwares agregadores que reúnem o conteúdo de diversas fontes em uma única interface. Além do noticiário, também permite agregar outros tipos de conteúdos como blogs, informação sobre ações na bolsa, produtos e medicamentos, entre outros.” Confira mais detalhes em: www.ipt.br/rss.