Tecnologia: Instituto de Zootecnia é destaque internacional na geração de energia renovável

Instituto Unicamp e Embrapa fazem parte desse projeto de pesquisa científica, coordenado pelo IPT

qua, 11/09/2002 - 16h39 | Do Portal do Governo

O Instituto de Zootecnia (IZ), órgão de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SAA), será premiado com Medalha de Prata pelo resultado do ‘Projeto Integrado de Biomassa (PIB)’, escolhido entre os 10 melhores do triênio 1999-2001.

O PIB, contendo oito subprojetos, tem por objetivo demonstrar o potencial do capim-elefante (Pennisetum purpureum cv. Guaçu, lançamento do IZ), como alternativa renovável para geração de energia. É vantajoso em relação a energéticos fósseis e competitivo com respeito a outras fontes de biomassa. A iniciativa da ‘Hopes for the Future’ é organizada pela União Internacional de Prevenção da Poluição do Ar e Associações de Proteção do Meio Ambiente (IUAPPA – The Internacional Union of Air Pollution Prevention and Environmental Protection Associations), localizada em Brighton, na Inglaterra, em cooperação com a Academia Internacional de Ciência – Saúde e Ecologia e sob a coordenação do laureado Nobel Presidente Professor Y.T.Lee da Academia Sinica Taipei, que emitirá o respectivo diploma.

As medalhas são entregues a cada três anos aos trabalhos mais significativos, selecionados de documentos fornecidos pelos Congressos Mundiais da IUAPPA’S e Conferências Regionais. De acordo com o diretor do IZ, Gilberto Bufarah, as contribuições são julgadas em função da qualidade científica e originalidade, com base ética e epistemológica, ‘bem como na relevância com relação à saúde pública e meio ambiente sustentado’.

O Instituto de Zootecnia, Unicamp e Embrapa fazem parte desse projeto de pesquisa científica , coordenado pelo IPT. Inicialmente os projetos foram implantados na sede do Instituto de Zootecnia, em Nova Odessa (SP) e na Estação Experimental de Zootecnia de Brotas (SP). O capim elefante Guaçu-IZ tem uma produtividade média ao ano de 40 a 60 toneladas de massa seca por hectare, já o eucalipto, outra fonte de energia, atinge de 7,5 a 15 toneladas de massa seca. O Guaçu revelou-se economicamente competitivo, potencialmente gerador de empregos no campo e nas indústrias fabricantes de equipamentos de colheita e secagem.

Dentro dessa ótica outras pesquisas estão sendo desenvolvidas, no Instituto, em Nova Odessa, através de quatro subprojetos, enfocando freqüências de corte, adubação e fixação biológica de nitrogênio atmosférico.

Em novembro de 2001, as Instituições que desenvolvem o PIB também receberam a ‘Menção Honrosa 2001’, de Inovação em Ciência e Tecnologia e o Prêmio ‘Thomas Kuhn – Internacional Academy of Sciences – Hopes for the Future’. A medalha de prata e o diploma serão entregues em São Paulo, em Conferência Mundial, no mês de outubro de 2002, com dia a ser definido.