Tecnologia: Instituto de Pesquisas Tecnológicas premia inventores

Projetos vencedores têm tecnologias licenciadas e exploradas pelo setor empresarial pelo setor empresarial

ter, 19/03/2002 - 11h00 | Do Portal do Governo

Estímulo à produção de conhecimento é levado a sério pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico. Uma das maneiras de incentivo é a premiação de inventores do IPT, solenidade que será realizada nesta quarta-feira, dia 20, às 14h30.

Dois projetos serão premiados por terem suas tecnologias licenciadas e exploradas pelo setor empresarial e também pelo ganho financeiro, como pagamento de royalties ao Instituto.

O primeiro projeto a ser premiado é o ‘Catalisador de Óxido de Zinco’, fruto da parceria entre IPT e a empresa Oxiteno. O segundo tem o nome ‘Plásticos Biodegradáveis’ e foi desenvolvido numa parceria entre IPT, Universidade de São Paulo e Copersucar.

A premiação segue as determinações do Decreto Federal (nº 2.553/98), voltado a projetos inovadores que acarretem em novo produto, processo de produção ou sua melhoria. Quando da exploração desse conhecimento, o IPT recebe remunerações contratuais. Como forma de incentivo, o Instituto repassa parte dessa remuneração financeiras aos responsáveis pelo desenvolvimento.

Data: Quarta-feira, 20 de março de 2002
Horário: 14h30
Local: Anfiteatro da Divisão de Produtos Florestais – Prédio 11 – 1º andar – São Paulo-SP.