Tecnologia: Instituto Butantan deve ampliar exportações de soros e vacinas

Novo equipamento para purificação da água permite ampliação do volume das exportações

seg, 14/04/2003 - 12h29 | Do Portal do Governo

O Instituto Butantan, um dos mais avançados centros de pesquisa do País e o maior produtor nacional de soros e vacinas, acaba de instalar em sua sede, em São Paulo, um moderno destilador de múltiplo efeito, graças a uma doação da Bunge Fertilizantes.

O novo equipamento, de purificação de água será utilizado na produção de soros e vacinas, atendendo às exigências da Organização Mundial de Saúde e da Farmacopéia Européia, o que garante o ingresso do Butantan nesse mercado e no Continente Africano, como fornecedora de qualidade reconhecida.

Até 2002 a purificação da água era realizada pelo processo de osmose reversa, aceito pela farmacopéia americana. ‘Com a instalação do novo equipamento também estaremos de acordo com as normas européias o que possibilitará a exportação para os países europeus que já demonstraram interesse pelos nossos produtos’, explica Dra. Hisako Gondo Higashi, diretora da Divisão de Desenvolvimento Tecnológico e Produção do Instituto Butantan.

Ela informa que em menos de dois anos, a purificação da água pelo processo de destilação de múltiplo efeito, com qualidade injetável, será uma exigência mundial para todas as empresas farmacêuticas.

O novo destilador foi custeado pela Bunge Fertilizantes, maior produtora de fertilizantes da América Latina. Como o foco de atuação da empresa é o produtor rural, fornecendo produtos para diversas culturas, e a maior parte das vítimas de animais peçonhentos estão no campo, a empresa decidiu apoiar este projeto.

C.A