Tecnologia: Governo paulista e Petrobras investem em tecnologia de dutos

Termo de cooperação será assinado nesta quarta-feira, às 16 horas

qua, 27/11/2002 - 14h05 | Do Portal do Governo

Grandes tubulações interligam os pontos de produção e os de consumo dos derivados de petóleo. São as dutovias, por onde escoam diariamente imensas quantidades de combustíveis com rapidez e baixo custo. Para viabilizar projetos de desenvolvimento tecnológico em dutos, a secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Paulo e a Petrobras assinam nesta quarta-feira, dia 27, às 16 horas, um termo de cooperação técnica, no prédio da secretaria de Ciência e Tecnologia.

Atualmente, a rede de dutos da Petrobras em São Paulo é de aproximadamente seis mil quilômetros. Nesta malha circulam quase 50% dos derivados de petóleo produzidos pela empresa. A Petrobrás está investindo cerca de R$ 1,1 bilhão neste megaprojeto que interlig a Bacia de Campos, no Rio de Janeiro,com São Paulo.

Segundo Marcos Bruno Castelhano, diretor de Planejamento e Gestão do IPT, São Paulo já conta com uma estrutura de suporte dedicada à tecnologia de dutos. ‘Articulam-se as competências do IPT e de outras instituições de pesquisa e desenvolvimento do Estado, com as empresas industriais e a Petrobras. Trabalharemos com os conhecimentos mais avançados na área, buscando ações preventivas que tornem o transporte por dutos cada vez mais seguro e barato’.

O Instituto, que já se constitui em um centro de excelência, é um parceiro tradicional da Petrobras em projetos, programas e, particularmente o Programa Tecnológico de Dutos (Produt). A Transpetro irá participar disponibilizando o sistema dutoviário que for necessário.

Por João Garcia

Da Assessoria de Imprensa do IPT

V.C.