Tecnologia: Fibra ótica conecta USP e Unesp de Bauru

Melhor qualidade e maior velocidade na transmissão de dados permitem utilizar a tecnologia em aplicações avançadas

qui, 27/11/2003 - 10h13 | Do Portal do Governo

O campus da USP de Bauru já está ligado à rede Advanced Academic Network at Sao Paulo (AANSP), que possibilita o uso da internet 2, dirigida para pesquisa, com maior velocidade e capacidade de compartilhamento de dados. A universidade foi conectada por uma rede de fibras óticas à unidade da Unesp, na mesma cidade.

Melhor qualidade e maior velocidade na transmissão de dados, voz e vídeo permitem utilizar a tecnologia em aplicações avançadas, como nas áreas de telemedicina e educação à distância: teleconferências. Nos casos em que é necessária transmissão de alta confiabilidade e sem perdas, como numa tomografia enviada para diagnóstico médico e, no caso de áudio e vídeo, com baixo atraso, a Internet 2 é mais indicada.

Sem perda de dados

Na conexão pela Internet 1, a rede convencional não diferencia informações de dados, voz e vídeo. O emprego de cabos de cobre limita o tráfego e provoca perda de dados. Na Internet 2, além do uso da fibra ótica, que evita a perda de dados, as informações transmitidas são divididas em pacotes. Os equipamentos de rede lêem as informações e estabelecem prioridades de envio, aumentando o volume e a rapidez das transmissões.

Bauru era o único grande câmpus da USP que não estava conectado à rede AANSP, administrada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que interliga universidades e outras instituições no Estado, desde 1991.

Unidos à rede

Além da USP, Unesp e Unicamp, estão conectados:
Ufscar; FGV; Instituto Tecnológico de Aeronáutica; Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais; secretarias de Estado (Fazenda, Saúde, Ciência e Tecnologia); institutos de pesquisa ligados à área da saúde: Pasteur, Adolfo Lutz, Emílio Ribas; TV Cultura e Hospital Albert Einstein.

Da Agência Imprensa Oficial