Tecnologia: Fatec da Zona Leste começa a funcionar em março

Vestibular deve ocorrer em fevereiro

sex, 01/02/2002 - 15h08 | Do Portal do Governo

A primeira faculdade pública e, portanto, totalmente gratuita da Zona Leste da Capital já é uma realidade e começa a funcionar em março. É a Fatec (Faculdade de Tecnologia), gerida pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, vinculado ao Governo do Estado por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo. Decreto de criação da unidade foi assinado pelo governador Geraldo Alckmin nesta semana e será publicado do Diário Oficial do Estado deste sábado, dia 2.

Construída no bairro de A.E.Carvalho, a unidade de ensino superior vai inicialmente oferecer 160 vagas no primeiro semestre, com dois cursos superiores: Tecnologia em Informática, com ênfase em Gestão de Negócios, e Tecnologia em Logística, com ênfase em Transportes. Cada curso terá 40 vagas para o período vespertino e outras 40 vagas para o noturno. A partir do segundo semestre entra em atividade um terceiro curso: Tecnologia de Produção, com ênfase em Plásticos. Também vai ofertar os mesmos números de vagas e períodos de estudo.

O primeiro vestibular da Fatec Zona Leste deve ser realizado ainda em fevereiro. A informação será divulgada na próxima semana pelo Centro Paula Souza. O site da instituição é: www.ceeteps.br. O interessado também pode se informar no site da Secretária da Ciência: www.ciencia.sp.gov.br ou no portal do Governo do Estado: www.saopaulo.sp.gov.br.

Prédio também vai abrigar escola técnica e núcleo de pesquisa

Com quase 7 mil metros quadrados de área construída, a nova unidade da Fatec tem 16 salas de aula, 10 laboratórios, biblioteca, auditório, sala de projeção e demais dependências administrativas e de apoio, totalizando 56 ambientes. Além da faculdade, o prédio vai abrigar uma Escola Técnica Estadual, com 80 vagas, e um Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico. O terreno tem 25 mil metros quadrados e permite ampliação posterior.

Para construir a unidade, o Governo do Estado investiu R$ 4,3 milhões. Ainda serão aplicados outros R$ 2,6 milhões na compra de equipamentos e mobiliário. A obra foi erguida em oito meses.

A Zona Leste da Capital tem mais de 4,5 milhões de habitantes – “maior que a população do Uruguai”, observou Alckmin durante o lançamento da pedra fundamental da obra, em 27 de maio de 2001. Na opinião do governador, além de qualificar jovens e adultos da região, a Fatec poderá ser um pólo disseminador do desenvolvimento da Zona Leste, com a atração de investimentos privados.

Esta é a 10ª unidade da Fatec criada no Estado e a segunda da Capital. Atualmente, as nove unidades da Fatec e as 99 escolas técnicas estaduais, também geridas pelo Centro Paula Souza, atendem juntas cerca de 100 mil alunos, dos quais 10 mil por meio dos cursos superiores de tecnologia oferecidos pela faculdade.

Terreno abrigaria um CDP

O terreno onde está o Centro Tecnológico da Zona Leste, como foi denominado em decreto as três unidades, seria destinado à construção de um Centro de Detenção Provisória (CDP). Sensível a manifestações populares, o governador Mário Covas suspendeu as obras, iniciadas em 1999. Posteriormente, ele autorizou a construção da instituição de ensino.

Gislene Lima