Tecnologia: Fapesp realiza parceria para seqüenciamento genético do eucalipto

nd

seg, 03/12/2001 - 9h41 | Do Portal do Governo

Será anunciada nesta segunda-feira, dia 3, a partir das 10 horas, na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a formação de um consórcio entre as empresas Votorantim, Ripasa, Suzano e Duratex
para o financiamento de parte do projeto ForESTs: Eucalyptus Genome Sequencing Project Consortium, de seqüenciamento do genoma de árvores de eucalipto. Este trabalho faz parte do projeto Genomas Agronômicos e Ambientais (Agronomical and Environmental Genomes – AEG) da Fapesp.

O projeto será desenvolvido no âmbito do programa Parceria para Inovação Tecnológica (Pite), da Fundação. O objetivo é decifrar a origem dos problemas que comprometem o desenvolvimento do eucalipto por meio da análise funcional dos genes da madeira, raízes, folhas e flores da planta.

O eucalipto é utilizado pelas indústrias de polpa, papel e celulose desde a década de 40 e está perfeitamente adaptado às condições climáticas brasileiras. A indústria florestal que utiliza o eucalipto como matéria-prima representa cerca de 4% do Produto Interno Bruto, 8% das exportações brasileiras e emprega aproximadamente 150 mil pessoas.

Atualmente, o Brasil é o maior produtor mundial de polpa e papel de eucalipto e os produtos nacionais ganharam padrão internacional de qualidade. As empresas que integram o consórcio acreditam que a biologia molecular é a ferramenta que pode acelerar o processo de conquista de novos mercados.

Data: Segunda-feira, dia 3 de dezembro de 2001
Horário: A partir das 10 horas
Local: Sede da Fapesp, Rua Pio XI, nº 1.500, Alto da Lapa – São Paulo-SP.