Tecnologia: Fapesp contrata Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife

Objetivo é melhorar a qualidade e a agilidade no atendimento a pesquisadores

sex, 25/07/2003 - 15h01 | Do Portal do Governo

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) está contratando o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar) para a implantação de um sistema informatizado de gestão de programas e processos, com o objetivo de melhorar a qualidade e a agilidade no atendimento a pesquisadores.

O sistema Prompt (Process Resource Management and Planning Technology) foi apresentado pelo cientista-chefe do Cesar, Silvio Meira, a diretores e gerentes da Fundação paulista na quarta-feira, dia 23, e deve começar a ser implantado em breve.

‘Queremos que todos os procedimentos relativos a programas e processos estejam informatizados no prazo máximo de um ano’, disse Carlos Vogt, presidente da Fapesp. Segundo Vogt, o sistema servirá para acelerar o processo de informatização que vinha sendo realizado pela Fundação.

‘A Fapesp é uma referência nacional e internacional de excelência no financiamento à pesquisa, desenvolvimento e inovação. Por isso, é uma mistura de honra, prazer e comprovação de competência termos sido escolhidos para fazer esse trabalho’, disse Meira.

O Prompt é um sistema de informação para a gestão de processos e programas que utiliza avançadas ferramentas para permitir a realização de um processo de gestão informatizada de todo o ciclo de vida de programas e projetos, alcançando desde processos de submissão e seleção de propostas até o controle da execução financeira dos projetos aprovados.

O Cesar é uma entidade civil sem fins lucrativos ligada à Universidade Federal de Pernambuco. O sistema Prompt foi implantado em diversas organizações, como no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PADCT) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ambos vinculados ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

No PADCT, a solução serviu de infra-estrutura de informação para financiamento de propostas dos tipos balcão e demanda dirigida, diminuindo o tempo de tramitação. No CNPq, o Prompt possibilitou a redução de nove para cinco meses para cada rodada de avaliação de propostas, além de uma economia superior a R$ 1,7 milhão nos primeiros dois anos, apenas em gastos com papel e correio.

Com o novo sistema, a FAPESP deverá integrar-se à Plataforma Lattes. Segundo Vogt, a Fundação está em negociações com o CNPq para a adoção do sistema.

A Plataforma Lattes é uma base eletrônica utilizada pelo CNPq, MCT, Finep e CAPES/MEC e diversas universidades para o cadastro de dados curriculares de pesquisadores. Seus objetivos são: 1) avaliação da competência de candidatos à obtenção de bolsas e auxílios; 2) seleção de consultores, de membros de comitês e de grupos assessores; 3) subsídio à avaliação da pesquisa e da pós-graduação brasileiras.

Em quatro anos de funcionamento, a Plataforma Lattes conta com mais de 302 mil currículos em sua base de dados. Além dos currículos, hospeda mais de 16 mil grupos de pesquisa.

Da Assessoria de Imprensa da Fapesp

M.J.