Tecnologia: Fapesp comemora 40 anos de atividades

Instituição é vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

ter, 21/05/2002 - 14h21 | Do Portal do Governo

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) comemora 40 anos na próxima quinta-feira, 23 de maio. A comemoração será no dia 8 de junho, em solenidade na Sala São Paulo com concerto da Orquestra Sinfônica do Estado e a presença de personalidades políticas e científicas do País.

Criada em 1962, durante a administração do então governador Carlos Alberto de Carvalho Pinto, a Fundação apóia todas as áreas da Ciência e da Tecnologia. Ela concede bolsas para custeio integral ou parcial de projetos de pesquisa, individuais ou institucionais, oficiais ou particulares, julgados aconselháveis por seus órgãos competentes.

Desde 1994, por meio de programas especiais, a instituição apóia projetos voltados para políticas públicas, inovações tecnológicas em parceria com empresas e pesquisas em rede, desenvolvidas por equipes de pesquisadores instituições de pesquisa do sistema paulista de ciência e tecnologia.

Em 40 anos de atividades, a Fapesp esteve por trás de todo o avanço do conhecimento científico que equipara a ciência produzida no Estado de São Paulo à produzida por instituições e grupos de pesquisa científica e tecnológica mais avançados do mundo. A instituição já concedeu aproximadamente 45 mil bolsas e cerca de 35 mil auxílios à pesquisa.

Visite o site da Fapesp: www.fapesp.br