Tecnologia: Estudantes da Poli desenvolvem protótipos de máquinas de controle numérico

serão apresentadas são duas fresadoras e dois tornos que podem funcionar de forma manual ou automática

qui, 19/12/2002 - 20h29 | Do Portal do Governo

Alunos do 4º ano da disciplina Projeto de Máquinas do curso de Mecatrônica da Escola Politécnica da USP apresentam nesta sexta-feira, dia 20, às 11 horas, quatro protótipos de máquinas de controle numérico programáveis, que produzem peças de maneira totalmente automática. Os 60 estudantes que cursam a disciplina foram divididos em quatro equipes de 15 componentes.

‘Durante os últimos dois meses, eles desenvolveram e integraram os sistemas mecânicos, eletrônicos e de softwares dos protótipos’, explica o professor Julio Cezar Adamowski, do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas da Poli, que juntamente com os professores Gilberto Francisco Martha de Souza, João Paulo Marcicano e Ricardo Cury Ibrahim acompanharam os trabalhos dos grupos de alunos.

Segundo Adamowski, esta é a primeira vez que os alunos do curso desenvolvem protótipos desse tipo. ‘É uma excelente oportunidade para os estudantes terem acesso ao conhecimento e entender todo o processo de desenvolvimento de máquinas, desde a elaboração do projeto, fabricação e implementação’, destaca.

As ‘minimáquinas’ que serão apresentadas são duas fresadoras e dois tornos que podem funcionar de forma manual ou automática.

O professor lembra que a maioria dos equipamentos de controle numérico utilizados na indústria são fabricados no exterior. ‘A importância do desenvolvimento dos protótipos é justamente para que o aluno tenha acesso aos conceitos de desenvolvimento destas máquinas que é basicamente o mesmo’, diz Adamowski.

A apresentação dos protótipos também visa mostrar que é possível implementar tecnologia nacional na fabricação destes equipamentos. ‘Recebemos aqui na Poli constantes solicitações de pequenas empresas que buscam soluções neste setor de máquinas industriais’, conta. ‘Os protótipos desenvolvidos pelos alunos, além de serem simples podem ser usados em diversas aplicações’, garante Adamowski.

A demonstração acontecerá no Departamento de Engenharia Mecatrônica da Poli, que fica na Av. Professor Melo Moraes, 2231, na Cidade Universitária.

Mais informações: (11) 3091-5120 / 5722, ou pelo e-mail: jcadamow@usp.br