Tecnologia: Estudantes da Poli desenvolvem máquinas de controle numérico

Protótipos de fresadoras e tornos são utilizados na fabricação de peças, de forma automática ou manual

seg, 23/12/2002 - 14h39 | Do Portal do Governo

Alunos do quarto ano da disciplina Projeto de Máquinas, do curso de Mecatrônica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, apresentaram na sexta-feira, dia 20, quatro protótipos de equipamentos de controle numérico programáveis, que produzem peças automaticamente. Os 60 estudantes do curso foram divididos em quatro equipes de 15.

‘Durante os últimos dois meses, desenvolveram e integraram sistemas mecânicos, eletrônicos e softwares das máquinas’, explica o professor Julio Cezar Adamowski, do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas da Poli. Além dele, os docentes Gilberto Francisco Martha de Souza, João Paulo Marcicano e Ricardo Cury Ibrahim também acompanharam o trabalho dos grupos de alunos.

Segundo o professor, esta é a primeira vez que estudantes do curso desenvolvem protótipos desse tipo. ‘É uma excelente oportunidade para terem acesso ao conhecimento e entenderem o processo de desenvolvimento de máquinas, desde a elaboração do projeto à fabricação.’

As minimáquinas são duas fresadoras e dois tornos que funcionam de forma manual ou automática. O professor ressalta que a maioria dos equipamentos de controle numérico utilizados na indústria é fabricada no exterior. ‘A importância de construir os protótipos é justamente para o aluno ter acesso aos conceitos de produção dessas máquinas.’

A apresentação dos protótipos também visa a mostrar que é possível obter tecnologia nacional na fabricação desses equipamentos. ‘Recebemos aqui na Poli constantes solicitações de pequenas empresas que buscam soluções no setor de máquinas industriais. Os protótipos dos alunos, além de simples, podem ser usados em diversas aplicações’, garante o professor.

A demonstração ocorreu no Departamento de Engenharia Mecatrônica da Poli, na Avenida Professor Melo Moraes, 2.231, Cidade Universitária, São Paulo.

Da Agência Imprensa Oficial
e Agência USP de Notícias

R.K.