Tecnologia: Especialistas da USP concedem coletiva à imprensa

O assunto é sobre o novo 'backbone' da rede USPnet

qua, 05/02/2003 - 16h41 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 6, às 11 horas, no auditório do Centro de Computação e Eletrônica (CCE) da USP, especialistas da Universidade e representantes da empresa norte-americana Foundry Networks concederão uma entrevista coletiva à imprensa sobre a inauguração do novo ‘backbone’ da rede USP (USPnet) que colocará em funcionamento sete novos roteadores de alta capacidade. Os equipamentos permitem a comunicação em alta velocidade, da ordem de até 10 Gigabits por segundo (Gbps).

O projeto de cerca de US$ 1 milhão é coordenado pela Comissão Central de Informática (CCI) em conjunto com o CCE e os centros de informática dos campi da USP no Interior: o Centro de Informática de São Carlos (CISC), Centro de Informática do Campus Luiz de Queiroz (CIAGRI) e o Centro de Informática de Ribeirão Preto (CIRP).

De acordo com o coordenador do CCE, professor Edson dos Santos Moreira, o novo ‘backbone’ nada mais é do que uma atualização (upgrade) da espinha dorsal da rede USPnet. ‘Ao todo são 18 roteadores. Até o momento, já estão em funcionamento quatro no CCE e outros três nos campi de Piracicaba, Ribeirão Preto e São Carlos. A atualização do ‘anel central’ de comunicação da rede estará completada em 4 meses, explica o diretor. ‘Para a segunda etapa, ou seja, para o ‘segundo anel’, com equipamentos que ficam mais próximos das unidades, já foi iniciado um novo processo de licitação e tudo deverá estar concluído em um ano’, acrescenta.

O sistema permitirá aos usuários da rede USPnet acesso mais rápido e melhor à internet. ‘O aumento da velocidade no tráfego de informações será de até mil vezes à anterior’, estima Moreira. Ele lembra que o enlace entre a o CCE, no campus do Butantã, e as unidades de saúde da avenida doutor Arnaldo, como a Faculdade de Saúde Pública, Faculdade Medicina e Hospital das Clínicas, por exemplo, terá capacidade de até 10 Gbps em ethernet sobre fibras ópticas, tecnologia só recentemente introduzida no mercado. ‘De acordo com a Foundry Networks, que doou as interfaces para esta conexão, trata-se de um enlace inédito na América Latina’, conta Moreira.

Participarão da coletiva o professor Edson Moreira, Eduardo Bonilha Toledo Leite, coordenador adjunto do CCE, Jorge Yamamoto, Coordenador Técnico da AANSP, Paulo César Masiero, presidente da Comissão Central de Informática, Sérgio Takeo Kofuji, pesquisador LSI, POLI e assessor para arquiteturas de alto desempenho do CCE, Wilson Ruggiero, coordenador do LARC (Laboratório de Redes de Computadores – Escola Politécnica), Alessandro Magno R. Matos, diretor-geral da Foundry Networks e Marcelo Molinari, diretor-técnico da Foundry Networks.

A partir das 17 horas, serão inaugurados o Ambiente de Atendimento ao Público do CCE, a Galeria de Retratos de ex-diretores do CCE e o Sistema ProSemFio da Escola Politécnica. Haverá ainda demonstrações de desempenho da rede USPnet, com videoconferências e transferências de arquivos.

Mais informações: (11) 3818-6328, ou pelo e-mail cce@edu.usp.br

Antonio Carlos Quinto