Tecnologia: Encontro sobre Internet discute conexão Brasil-Espanha

Até final de 2002, número de usuários de Internet na América do Sul deve chegar a 9,9 milhões e 17,9 milhões até o final de 2005

qua, 17/07/2002 - 19h26 | Do Portal do Governo

Reforçar a estratégia para estabelecimento de uma conexão ibero-americana por meio da interligação entre o NAP do Brasil, que já está em operação em São Paulo, e o NAP de Madri, portais mundiais de conectividade de Internet que estarão em pleno funcionamento até meados de 2003.

Este foi o objetivo do encontro realizado mês passado, em Miami, entre o governador da Flórida, Jeb Bush, alguns líderes políticos e corporativos dos Estados Unidos, Brasil, Espanha e América Latina. Também participaram da reunião representantes da Comunidade Autônoma e da Câmara de Comércio e Indústria de Madri, e o diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), José Fernando Perez.

O NAP do Brasil, uma parceria entre a FAPESP e a Terremark Latin America, é um grande terminal de prestação de serviços para provedores e concessionárias de telecomunicações que, entre suas funcionalidades, inclui o Ponto de Troca de Tráfego (PTT). O PTT é um ponto neutro de interconexão na Internet onde provedores de acesso, concessionárias de telecomunicações e grandes clientes trocam diretamente tráfego de informações de clientes
comuns.

O termo de cooperação técnico-científica entre a FAPESP e a Terremark, firmado em abril, transferiu para a empresa a tarefa de operar, manter e comercializar o PTT, serviço até então operado pela Rede ANSP (Academic Network at São Paulo), programa mantido desde 1988 pela FAPESP que, entre outras atribuições, faz o registro de domínios e a distribuição de IPs (Internet Protocol) no país.

De acordo com o guia internacional de estatísticas Packet Geography 2002, São Paulo ocupa o segundo lugar na lista ‘Top 10 International Internet Hub City for Latin America & Caribbean in 2001‘, atrás apenas de Miami.

Estudos do Probe Research mostram que os usuários de Internet na América do Sul – o que inclui os assinantes e os usuários de Internet grátis – totalizavam 6,8 milhões em janeiro de 2001. Ao final de 2002, o Probe projeta 9,9 milhões de conexões e 17,9 milhões até o final de 2005. Na Europa, os usuários totalizavam 41,6 milhões em 2001.