Tecnologia: EMTU participa do Comitê Brasileiro para o desenvolvimento do hidrogênio

Esse trabalho favorece a criação de parcerias internacionais

ter, 20/04/2004 - 18h15 | Do Portal do Governo

Os estudos da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP – para o uso da tecnologia Hidrogênio no transporte coletivo, juntamente com os trabalhos desenvolvidos por universidades e outras instituições ligadas ao setor energético e de pesquisa, têm ajudado o Governo Federal a elaborar o roteiro da política brasileira desta tecnologia.

Esse trabalho favorece a criação de parcerias internacionais que facilitam a utilização deste vetor energético. Prova disso foi a assinatura nesta segunda-feira (19), em Brasília, de documento de cooperação técnica entre o Ministério das Minas e Energia – MME – e o Departamento de Energia dos Estados Unidos, efetivando a relação entre os dois países em ações que viabilizarão a utilização desta nova tecnologia.

A EMTU/SP foi convidada a fazer parte do Comitê Brasileiro, coordenado pelo MME, que tem o intuito de estabelecer a estratégia e as diretrizes brasileiras na ‘economia Hidrogênio’. Esta iniciativa é uma tendência dos governos que entendem que o Hidrogênio é o vetor energético do futuro e, assim, buscam estruturar a economia do seu país para viabilizar a produção e aplicação desta tecnologia.

A terceira reunião do Comitê foi realizada no último dia 15, em Brasília, quando ficou estabelecida uma metodologia de trabalho para a elaboração do documento que define a política brasileira do Hidrogênio, cuja finalização está prevista para setembro deste ano.

Da assessoria de imprensa da EMTU
C.A.