Tecnologia: Criado grupo de estudos para ampliar inclusão digital

Medida está publicada na edição de hoje do Diário Oficial do Estado

qua, 02/10/2002 - 12h32 | Do Portal do Governo

Foi criado o Grupo de Trabalho do Programa de Inclusão Digital para Micro e Pequenos Empresários. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, dia 2. O objetivo é instituir programas que aumentem o número de micro e pequenos empresários com acesso à Internet. Segundo o Sebrae, apenas 15% deles acessam a rede mundial, atualmente.

O grupo será resultado de uma parceria entre Sebrae, Câmara do Brasileira do Comércio Eletrônico e Estado, por meio das secretarias de Governo e Gestão Estratégica e da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo. ‘Essa será mais uma frente do Acessa São Paulo que atende pessoas de baixa renda e portadores de deficiências’, disse Fernando Guarnieri, coordenador do Programa Acessa São Paulo, criado para reduzir a exclusão digital por meio dos Infocentros.

Os Infocentros oferecem acesso gratuito à internet e a serviços de informática à população de baixa renda. Os usuários têm a oportunidade de produzir sites locais, jornais comunitários e desenvolver atividades culturais. Cada unidade possui microcomputadores, impressoras, recursos multimídia e pessoal treinado para dar apoio aos usuários.

A Capital conta também com um Infocentro voltado para deficientes visuais. Os microcomputadores são equipados com um software chamado Virtual Vision, que lê para o usuário as informações que aparecem escritas na tela.

O laboratório de informática especial está instalado na Escola Estadual Professora Marina Cintra, no mesmo local onde funciona o Centro de Treinamento Mário Covas, criado pela Associação dos Deficientes Visuais e Amigos (ADEVA), que oferece cursos de qualificação profissional aos portadores desta deficiência. Segundo Guarnieri, hoje já são 104 Infocentros no Estado, que permitiram mais de 1 milhão e 200 mil acessos à internet.

Gláucia Basile