Tecnologia: Confira os projetos selecionados do IPT para o Prêmio de Inovação Finep 2002

nd

seg, 19/08/2002 - 19h06 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) recebe nesta quarta-feira, dia 21, em Vitória (ES), o ‘Prêmio Finep de Inovação Tecnológica 2002 região Sudeste’, categoria Instituições de Pesquisa. Vencedor na região Sudeste, o IPT concorre agora com os ganhadores das demais regiões. A premiação nacional será em setembro.

Confira os projetos selecionados do IPT

Os 18 projetos do IPT foram selecionados com base em critérios estabelecidos pela organização do Prêmio Finep 2002. Entre outros aspectos, eles contemplam inovação e interação com o setor produtivo. Confira os projetos:

  • Nova liga de alumínio para motor automotivo Liga à base de alumínio para produção de cabeçotes de motor automotivo sem tratamento térmico acelera a economia, aumenta a eficiência da produção e gera novos empregos.
  • Dispositivo para redução do custo de redes coletoras d esgoto
    Sistema coletor de esgoto com dispositivo gerador de descarga (DGD), acionado pela força de gravidade. Reduz o custo de implantação e de operação de redes coletoras. É ideal para áreas planas, como cidades litorâneas e em fundo de vale.

  • Processo pirometalúrgico para refino de concentrado de nióbio
    A nova tecnologia alavanca a produção do concentrado de nióbio de 42 mil toneladas/ano para 75 mil toneladas/ano, aumentando a competitividade da indústria nacional e reduzindo o impacto ambiental.

  • Novas fundações para otimizar instalação de plataformas em águas profundas
    Soluções alternativas para fundações, estudadas a partir de modelos em escala reduzida (miniaturas), garantem maior capacidade de suporte, reduzem custos e problemas operacionais inerentes à instalação de plataformas marítimas de petróleo.

  • Tecnologia de microencapsulação
    Microencapsulados, princípios ativos chegam protegidos e praticamente intactos no ponto em que deverão agir. Permitem que remédios e alimentos entrem em ação com eficácia redobrada.

  • Sistema de proteção ao transporte fluvial
    Sistema flutuante inova na proteção aos pilares de pontes. Evita colisão direta de embarcações, que poderiam provocar quedas de tabuleiros, com riscos econômicos, ambientais e à própria vida. Sua adoção na hidrovia Tietê-Paraná reduziu os acidentes a zero.

  • Nova composição de materiais para embalagem
    Degradabilidade de embalagens compostas de laminado de papel revestido, plástico e alumínio favorece interação positiva com o ambiente.

  • Embarcação desmontável, laboratório móvel e coletores de amostras para estudos ambientais em reservatórios e portos
    Estudos ambientais em águas abrigadas necessitam de equipamentos seguros, de fácil manuseio e transporte. É o caso da Embarcação Leve de Geologia Ambiental (Elga) da Plataforma Desmontável e Motorizada (Emma).

  • Bioplástico permite a liberação controlada de fármacos no organismo
    Polímeros produzidos por bactérias são foco de grande interesse da indústria farmacêutica mundial, para o desenvolvimento de novos métodos de administração de drogas através da liberação controlada de fármacos no organismo.

  • Tratamento de lodo galvânico via plasma térmico
    Aplicação pioneira em todo o mundo de tecnologia de plasma térmico cria matéria-prima para indústria e reduz contaminantes ambientais. É o caso de metais pesados liberados em processos industriais de galvanoplastia.

  • Tecnologia habitacional para encostas
    A tecnologia desenvolvida previne erosão, deslizamentos e assoreamento de rios. Beneficia especialmente a população de baixa renda. Diminui, a médio e longo prazos, a necessidade de investimentos do poder público em recuperação de assentamentos sinistrados.

  • Estação de avaliação de sprays
    A pulverização ideal de óleo combustível nas fornalhas industriais melhora a eficiência da queima e reduz a poluição do ar. A medição do tamanho da gotículas de sprays possui diversas aplicações industriais.

  • Metodologia para determinar a dispersão de gases em solos
    Ensaio inova na determinbação de parâmetros fundamentais para análise de migração de contaminantes gasosos em solos. Este é um aspecto importante em certos acidentes ambientais.

  • Túnel faz estudos atmosféricos e aerodinâmicos
    Túnel de vento de grande porte, único no País, diminui a dependência nacional da importação de conhecimento e de equipamentos para realizar diversos estudos. Entre eles, incluem-se avaliações aeronáuticas, de grandes estruturas civis, de emissões industriais e da alta atmosfera.

  • Móveis de madeira para o sistema de ensino público
    Carteiras e cadeiras escolares construídas em madeira e fabricadas localmente para a rede pública das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil estimulam a produção. Além disso, geram empregos e aprimoram o processo produtivo e a qualidade.

  • Sistema para Unidades de Respostas Audíveis (URA)
    O sistema de atendimento telefônico evoluiu no IPT para a moderna solução das URAs. Essa tecnologia elevou os índices de qualidade de atendimento a 93%, com desempenho superior ao de equipamentos similares. Informam saldos bancários, extratos, enviam fax, entre outros serviços, por meio da repordução de menus falados e seleção de opções pelo usuário.

  • Enciclopédia geográfica multimídia
    Desenvolvida em parceria entre o IPT e a Itautec-Philco, com o conteúdo fornecido pela Encyclopaedia Britanncia do Brasil que também comercializa o produto. A GeoPÉDIA, em CD-ROM, é padrão de qualidade no gênero.

  • Custos de coleta e transporte de lixo domiciliar urbano
    Com a tecnologia PlanLix, os custos de coleta e transporte do lixo domiciliar urbao ganham transparência e eficiência. A ferramenta é aliada importante do poder público.

    Da Assessoria de Imprensa do IPT

    Leia também:

  • IPT recebe Prêmio de Inovação Finep 2002