Tecnologia: Cetesb moderniza laboratório de microbiologia

Novas instalações laboratoriais serão inauguradas nesta quinta-feira, dia 4

qui, 04/04/2002 - 9h25 | Do Portal do Governo

O Laboratório de Microbiologia e Parasitologia da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) que, desde 1968, realiza análises de água, esgoto, lixo hospitalar e outras amostras, para subsidiar o trabalho de controle e preservação do meio ambiente, vai ganhar instalações mais adequadas para o desenvolvimento do seu trabalho.

As novas instalações serão inauguradas nesta quinta-feira, dia 4. A unidade, totalmente renovada, conta agora com uma estrutura mais funcional e novos equipamentos, incluindo autoclaves inteiramente automatizadas, estufas de esterilização e sistemas de exaustão e condicionamento de ar.

Os equipamentos foram instalados em salas individuais, arranjados de forma eficiente, com a finalidade de manter os padrões de temperatura e acústica necessários para o seu bom desempenho. Essa nova infra-estrutura traz ganhos significativos para a produtividade e qualidade do trabalho, bem como a melhoria da segurança do laboratório, atendendo aos requisitos exigidos pelo credenciamento de qualidade laboratorial do Inmetro.

Pioneirismo

O Laboratório de Microbiologia e Parasitologia, que funciona há 33 anos, ampliou seu potencial de diagnóstico em análises ambientais constituindo-se em referência para outros Estados e países da América Latina. Manteve-se sempre pioneiro no desenvolvimento de novos métodos analíticos, para a identificação de indicadores microbiológicos de qualidade de água.

Diariamente, são analisadas amostras de água para consumo humano, incluindo as minerais, água de rios e reservatórios, água para recreação, esgotos e lixo hospitalar, entre outras, atendendo demandas internas da companhia, clientes externos, Ministério Público, prefeituras e outros interessados. Com essa infra-estrutura, trabalha em conjunto com outros órgãos do Estado, principalmente a Secretaria de Saúde, apoiando os Programas de Vigilância de Doenças de Veiculação Hídrica, tais como a cólera e a poliomielite.

Desde 1998, a Cetesb tem investido ainda mais na confiabilidade dos dados analíticos gerados, obtendo o credenciamento de seus laboratórios no Inmetro, segundo o sistema de qualidade ISO Guia 17025. No total, o laboratório conta com 15 especialistas entre biólogos, farmacêuticos, biomédicos e técnicos de apoio.

Data: Quinta-feira, dia 4 de abril de 2002
Horário: 16 horas
Local: Sede da Cetesb – Avenida Professor Frederico Hermann Jr., 345, Alto de Pinheiros.