Tecnologia: Centro Paula Souza assina convênio que cria cursos inéditos na área da construção civil

Cerimônia será realizada logo mais na sede da Fiesp

ter, 07/05/2002 - 10h11 | Do Portal do Governo

O Centro Paula Souza, vinculado à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, e a Associação Brasileira da Construção Metálica (Abcem) iniciam nesta terça-feira, às 11h, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), com a assinatura de convênio, uma nova etapa na área de construções. A partir do segundo semestre começam as turmas piloto de três qualificações profissionais definidas para suprir as necessidades de formação de mão-de-obra especializadas para os futuros projetos das indústrias do setor: instalador industrial, assistente de manutenção e controlador de canteiros de obras industrializadas.

A Abcem congrega 118 indústrias importantes, como a CSN, Cosipa, Gerdau e Açominas, que indicarão parte dos alunos para uma das turmas piloto, a outra será formada pela comunidade interessada. Os cursos, de 300 horas, serão oferecidos nas escolas técnicas Aristóteles Ferreira (Santos) e José Rocha Mendes (São Paulo). Para se inscrever basta ter concluído a sexta série do Ensino Fundamental.

Formação de trabalhadores

O assistente de manutenção será capaz de manusear máquinas, equipamentos e ferramentas destinadas à manutenção de instalações industriais, executando serviços de soldagem, montagem, desmontagem e pintura aplicados na preservação, restauração e adequação de obras industrializadas. Também poderá atuar nos diferentes segmentos do mercado, tanto na industrialização como na montagem dos componentes metálicos.

A qualificação em controlador de canteiro de obras industrializadas formará profissionais que organizam e controlam o fluxo de insumos e equipamentos, conforme o cronograma de trabalho, dimensionando e gerenciando equipes responsáveis pela montagem de estruturas metálicas e demais processos do sistema construtivo. Além disso, atuará na implantação de canteiros de obras com base no layout estabelecido, buscando minimizar interferências com outras atividades.

Já o instalador industrial será o profissional capaz de manusear máquinas, equipamentos e ferramentas destinadas à fabricação e montagem de estruturas, identificando as características e propriedades dos materiais, interpretando esquemas e diagramas aplicados em obras industrializadas. Além disso, o profissional poderá elaborar desenhos básicos (esboços, layout e croquis), de forma a auxiliar no processo produtivo de instalações e montagens industriais.

Data: Terça-feira, 7 de maio de 2002
Horário: 11 horas
Local: Auditório da Fiesp – Av. Paulista, 1313 – 4º andar – São Paulo/SP