Tecnologia: Centro Incubador de Empresas tem novos projetos para 2003

Cietec/USP está recebendo inscrições para pesquisadores e empresários

ter, 07/01/2003 - 10h39 | Do Portal do Governo

O Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec), que fica na USP, está recebendo inscrições para pesquisadores e empresários interessados em participar de seus serviços. O centro atua em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) por meio de entidades como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Oferece vagas nas áreas de pré-incubação (para empresas sem projeto maduro) e que precisam de capital inicial e de incubadoras tecnológicas (para empresas residentes) assim chamadas porque precisam ocupar um espaço físico no período de até três anos.

A entidade apóia esses empreendedores e dá condições para o funcionamento de suas empresas que recebem consultoria na elaboração de projetos nas áreas de marketing, comercialização e propriedade intelectual (patentes), participação em feiras de negócios e áreas de governo.

Novos projetos

Entre os 20 projetos que o Cietec estará recebendo este ano destaca-se o da empresa PRTrade, que enfoca o desenvolvimento, a produção e a distribuição de bactericidas e fungicidas, agroquímicos com pouco agrotóxico e não destróem o solo. Outro projeto é a máquina de gravar de CDs, equipamento que tem em sua memória variedade de músicas e possibilita ao consumidor escolher as canções que quiser e pagar separadamente por cada uma.

Com isso, a empresa permite ao cliente só comprar as músicas que realmente quer, o que vai colaborar para o fim da pirataria de CDs, já que eles deverão firmar acordos com as gravadoras e músicos. Além desses, o Cietec tem o plano de negócios com serviço de sexagem com o DNA de avestruz, para identificar o tipo de sexo da ave antes do cruzamento.

Tem também outros planos nas áreas de tecnologia da informação, biotecnologia, biomedicina, química, meio ambiente, materiais, técnicas nucleares e softwares especiais. Atualmente, o Centro Tecnológico tem 70 empresas incubadas e terá 90 a partir de janeiro de 2003.

‘Nosso objetivo é incubar empreendimentos de base tecnológica para ampliar o índice de sobrevivência e a competitividade das empresas participantes, para o crescimento da economia brasileira, o aumento da geração de empregos e da capacidade de exportação do País’, explica o gestor executivo do Cietec, Sergio Risola.

Os interessados podem candidatar-se a uma vaga em quatro modalidades de incubação: Pré-incubação ou Hotel de Projetos, Incubadora Tecnológica de Empresas Residentes, Incubadora Tecnológica de Software e Empresas Associadas. É necessário ter propostas inovadoras em pesquisas para produtos com alta tecnologia.

Os interessados poderão retirar edital no prédio do Cietec/USP até o dia 21 de janeiro de 2003 e entregar suas propostas até o dia 24 de janeiro, quando serão pré-selecionados os candidatos que participarão de um workshop, de 10 a 21 de fevereiro.

As propostas finais deverão ser encaminhadas até o dia 17 de março, com apresentação do plano de negócios. Os resultados serão divulgados até o dia 30 de abril. A retirada do edital será feita mediante o pagamento de R$ 20,00.

SERVIÇO
Informações e inscrições: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, no Instituto de Pesquisas Energéticas (Ipen)
Av. Prof. Lineu Prestes, 2.242, Cidade Universitária
Telefone 3039-8300
Site: www.cietec.org.br

Da Agência Imprensa Oficial