Tecnologia: CDHU apresenta tecnologias implantadas em empreendimentos da Mooca

Parceria da CDHU e Eletropaulo tem como expectativa a construção de novos conjuntos cada vez mais sofisticados e mais baratos

qua, 11/05/2005 - 19h58 | Do Portal do Governo

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU)
realizou nesta quarta-feira, dia 11, workshop para apresentar os recursos tecnológicos que estão sendo implantados de forma experimental nos empreendimentos da Mooca, na Zona Leste da Capital.

O evento contou com as presenças do secretário-executivo do Comitê de Qualidade (Qualihab) da CDHU, Raphael Pileggi, e de engenheiros da Eletropaulo ligados ao gerenciamento de automação e de medição, que expuseram detalhadamente as novas tecnologias.

Neste projeto piloto, a CDHU está investindo em tecnologia de última geração para baratear as contas de luz e água nos conjuntos habitacionais da Mooca e facilitar o acesso à medição das contas de água, luz e gás. A medição destas contas será feira à distância e de forma compartilhada.

As concessionárias poderão efetuar leituras por meio de uma conexão de sinais eletrônicos , isto é, sem a necessidade de se dirigirem ao local. O compartilhamento será possível porque a Eletropaulo está desenvolvendo um sistema criado pelo programa de qualidade da CDHU.

Para Pileggi, as novidades possibilitarão uma economia de aproximadamente 35% nos custos de construção e implantação dos sistemas prediais. Afora isso, haverá benefícios aos futuros moradores. ‘Estima-se uma redução de 30% nas contas de água pagas pelos mutuários e de até 8% no consumo de energia elétrica ‘, diz o secretário do Programa Qualihab.

Além disso, o conjunto habitacional da Mooca vai funcionar com tecnologia inédita. Trata-se do sistema Power Line Comunication (PLC). Segundo o engenheiro do serviço de automação da Eletropaulo, Paulo Pimentel, por meio dessa tecnologia, que está sendo implantada em parceria da CDHU com a Eletropaulo, os futuros moradores dos empreendimentos da Mooca poderão ter acesso à Internet, TV a cabo, telefonia, voz sob IP e banda larga a partir de qualquer tomada comum dos apartamentos.

A expectativa é que os sistemas prediais inovadores tornem os conjuntos da CDHU cada vez mais em moradias sofisticadas, mas nem por isso mais caras.

Assessoria de imprensa da CDHU
C.A.