Tecnologia: Calibrações na área de óptica no IPT é tema do bate-papo do IPT

Trabalhos de calibração de equipamentos industriais, realizados no Laboratório de Óptica do IPT, asseguram qualidade e precisão

sex, 06/06/2003 - 16h20 | Do Portal do Governo

A aplicação da óptica, ao contrário do que muita gente imagina, não se limita apenas à criação de modernas máquinas fotográficas e televisores com imagem cada vez melhor. Os avanços alcançados na área também incluem o desenvolvimento de diversos instrumentos ópticos de medição, utilizados para facilitar processos industriais e para garantir a qualidade de produtos e a segurança de pessoas.

Um exemplo são os luxímetros, capazes de medir a quantidade de luz que incide em uma determinada área. Eles são usados para garantir a iluminação adequada em ambientes como escritórios ou as ruas da cidade. Os termômetros de radiação, por sua vez, podem medir a temperatura de determinado corpo sem a necessidade entrar em contato com ele, algo extremamente vantajoso para alguns tipos de aplicações industriais.

O Laboratório de Óptica do IPT realiza, para empresas do setor público e privado, a calibração desses e de outros tipos de padrões e equipamentos ópticos, como filtros espectofotométricos e refratômetros. É um trabalho que visa o funcionamento preciso e exato dos instrumentos de medição, garantindo assim segurança e confiabilidade em produtos e processos produtivos. Os pesquisadores Oswaldo Martins e Antônio Ferreira trarão mais detalhes sobre as atividades desenvolvidas no laboratório no bate-papo de terça-feira, dia 10.


Nesta semana o Bate-Papo Programado do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo – será:

Dia: Terça-feira,10 de junho de 2003
Horário: das 11 horas às 11h50
Tema: Calibrações na área de óptica no IPT
Debatedores: Oswaldo Luiz Bueno Martins – Físico formado pela Universidade de São Paulo. Pesquisador do IPT desde 1995, é o responsável pelo Laboratório de Óptica no qual gerencia a implantação e o desenvolvimento das áreas de metrologia, ensaios e pesquisas e o desenvolvimento com ênfase em radiometria, fotometria, colorimetria, refratometria e aplicações tecnológicas derivadas dessas áreas. Trabalhou no Instituto de Física da USP e no Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP.

Antonio Francisco Gentil Ferreira Jr. – Bacharel em Física (IF-USP), Mestre em Engenharia Mecânica (Epusp). Pesquisador do IPT desde 1999, coordenador da área de calibrações do Laboratório de Óptica. Coordenou a participação do Laboratório de Óptica nos programas interlaboratoriais de espectrofotometria do NORAMET/SIM coordenado pelo Nist e do Inmetro.

Site: www.ipt.br/tecnologia/chat. Todos os bate-papos anteriores estão disponíveis para consultas on-line.

-C.M.-