Tecnologia: Bate-papo on-line do IPT completa um ano

Foram 48 conversas semanais que contaram com a participação de mais de 600 pessoas

qua, 14/08/2002 - 10h02 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, dia 14, o bate-papo programado do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) completa um ano. Foram 48 bate-papos semanais que, somados, contaram com a presença de mais de 600 participantes e mais de 1200 intervenções.

Os assuntos variam a cada semana, mas sempre procurando abordar temas tecnológicos de interesse geral. Os debatedores, pesquisadores e diretores do IPT, abordaram desde problemas cotidianos, como conservação de têxteis, até pesquisas de ponta, como a microtecnologia. Também discutiram poluição eletromagnética, hidrovias no Brasil, habitação popular e reciclagem de papel, exemplos de alguns temas.

A área de Engenharia Civil do IPT foi a que esteve mais presente nas manhãs de terça-feira, quando é realizado o bate-papo. No entanto, o assunto campeão de audiência foi “Biotecnologia aplicada a tecnologias limpas”, da área de Química.

No dia 30 de outubro de 2001, a debatedora Marilda Keico Taciro respondeu a diversas perguntas dentre as 65 intervenções de 47 participantes. A média de participantes ao longo deste primeiro ano foi de 14 pessoas por bate-papo, com 28 intervenções.

Apesar da duração de 50 minutos, das 11h00 às 11h50, os resumos ficam arquivados no site do IPT e os pesquisadores deixam o e-mail para novos contatos. Uma dos principais papéis dos bate-papos programados é estabelecer um canal entre os pesquisadores e interessados nos assuntos debatidos, o que envolve diversos públicos: pesquisadores, estudantes, imprensa, profissionais de áreas relacionadas ao tema e internautas em geral.

O tema debatido ontem, terça-feira, dia 13, semana do aniversário, foi “Túnel de vento aplicado à poluição e à carga de vento em edifícios”. O pesquisador Marcos Tadeu Pereira, chefe do Laboratório de Vazão do IPT, falou sobre as aplicações do túnel de vento como ferramenta para a indústria. Confira os detalhes no site www.ipt.br/tecnologia/chat