Tecnologia: Bate-papo do IPT discute técnica da microencapsulação

Debate via internet é nesta terça-feira, dia 29, a partir das 11 horas

ter, 29/10/2002 - 9h25 | Do Portal do Governo

O tema do bate-papo tecnológico do IPT, nesta terça-feira, dia 29, é a microencapsulação. Trata-se de uma moderna técnica utilizada para que, por exemplo, o sabor do chiclete seja liberado gradualmente ou para que o comprimido de vitamina C tenha efeito prolongado.

Por meio da microencapsulação é feito o acondicionamento de substâncias em escala microscópica. A tecnologia favorece o desenvolvimento de produtos diferenciados com novas propriedades funcionais e ‘inteligentes’ como a ação controlada em um meio específico. Com ela, pode-se modificar também a forma aparente e as propriedades físicas do material ativo, tais como a melhoria do índice de fluidez.

Os materiais normalmente microencapsulados são produtos da área farmacêutica (drogas, sais minerais e vitaminas), alimentícia (aromas e condimentos), agropecuária (bioinseticidas e pesticidas) e cosmética (perfumes, emolientes, entre outros). Para cada tipo de material ativo, bem como para sua aplicação específica, é avaliada a melhor técnica de microencapsulação: coacervação, secagem ou resfriamento por spray e co-precipitação em quase emulsão.

Data: Terça-feira, dia 29 de outubro de 2002
Horário: Das 11 às 11h50
Tema: Microencapsulação
Debatedora: Maria Inês Ré – Pesquisadora, chefe do Laboratório de Tecnologia de Partículas do Agrupamento de Processos Químicos do IPT.

Site: www.ipt.br/tecnologia/chat

Todos os bate-papos anteriores estão disponíveis para consultas on-line.