Tecnologia: Bate-papo do IPT discute o tema ‘Madeira, matéria-prima em renovação’

Evento será realizado nesta terça-feira, dia 18

seg, 17/03/2003 - 19h50 | Do Portal do Governo

A escassez de espécies tradicionais como a peroba-rosa e o pinho-do-paraná, que durante décadas abasteceram o comércio brasileiro de produtos de madeira, obrigou o mercado a intensificar a busca por espécies alternativas que sustentem a demanda de setores como o de móveis e da construção civil. Durante os últimos anos, a Floresta Amazônica tornou-se um grande celeiro de novidades em matérias-primas para serem usadas no mercado de madeira.

A substituição das madeiras tradicionais tem gerado insegurança nos consumidores finais. ‘A falta de informações técnicas sobre as características e o uso correto das madeiras é umas das principais causas disso’, afirma o pesquisador Geraldo Zenid, do Agrupamento de Propriedades Básicas da Madeira do IPT. Visando preencher essa lacuna, o IPT lançou no ano passado um CD-ROM entitulado Madeiras para Móveis e Construção, que traz dados detalhados sobre as 50 principais espécies de madeira utilizadas no Estado de São Paulo. Lá é possível encontrar uma vasta relação de aplicações das madeiras e também características técnicas, entre diversas outras informações.

Data: Terça-feira, dia 18 de março de 2003
Horário: das 11 às 11h50
Debatedor: Geraldo José Zenid – Pesquisador do IPT, com mais de 20 anos de experiência, atuando nas áreas de dimensionamento e caracterização de recursos florestais, controle de qualidade e padronização. Mestre em Ciência e Tecnologia de Madeiras (USP). Certified Quality Engineer (CQE) pela American Society for Quality (ASQ).

Da Assessoria de Imprensa do IPT

M.J