Tecnologia: Automóvel bi-combustível

Movido a álcool ou gasolina, motor eficiente permite ao motorista economia em seu bolso

sex, 21/02/2003 - 14h03 | Do Portal do Governo

O motorista brasileiro já pode sonhar com uma grata novidade. Automóveis movidos a álcool, gasolina ou uma mistura dos dois combustíveis podem chegar, num futuro não muito distante, ao mercado brasileiro. Algumas montadoras, como a Ford e a Volkswagem, já anunciaram protótipos equipados com a tecnologia.

A nova tecnologia permite ao usuário escolher o combustível na hora do abastecimento de acordo com preço ou desempenho. Esta alternativa elimina também a preocupação dos proprietários de veículos com relação à falta de álcool nos postos. Porém os ganhos não se reduzem aos motoristas.

Há uma série de vantagens econômicas e ambientais adicionais, sobretudo no caso do Brasil, em função de sua capacidade instalada de produção e distribuição de álcool, afirma Sílvio Figueiredo, Chefe do Agrupamento de Motores do IPT. Figueiredo irá contar mais detalhes sobre o carro de combustível flexível no Bate-Papo Programado do IPT, na próxima terça-feira, dia 25, às 11 horas.

Serviço

– Nesta semana o Bate-Papo Programado do IPT – Instituto de
Pesquisas Tecnológicas, vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo – será:

Dia: 25/02/2003 – terça-feira
Horário: das 11h00 às 11h50
Tema: Veículos com combustível flexível
Debatedor: Sílvio de Andrade Figueiredo – Chefe do Agrupamento de
Motores da Divisão de Mecânica do IPT. Mestre em Engenharia Mecânica
(Automotiva) pela Escola Politécnica da USP. Mestre em Engenharia Civil (Planejamento de Transportes) pela Universidade do Texas (E.U.A.).

Todos os bate-papos anteriores
estão disponíveis para consultas on-line.

V.C.