Tecnologia: Apagão será tema do próximo bate-papo do IPT

Bate-papo será na próxima terça-feira, dia 22

sex, 18/06/2004 - 20h07 | Do Portal do Governo

Em janeiro de 2002, falha num cabo de alumínio deixou região Sudeste do País às escuras. Temas como esse estão no bate-papo desta terça (22) e em livro do IPT

Geralmente as falhas dos produtos metálicos ocasionam prejuízos financeiros muito superiores ao custo unitário do componente fraturado, além de, em alguns casos, colocar em risco vidas humanas. Foi o que aconteceu no apagão ocorrido na Região Sudeste em janeiro de 2002, devido à ruptura de um cabo condutor de alumínio. Investigar as causas dessas falhas e propor soluções para evitá-las é o que faz o Laboratório de Metalografia e Análise de Falhas do IPT.

O bate-papo da próxima terça-feira, dia 22, das 11h00 às 11h50, no site em www.ipt.br/tecnologia/chat vai abordar a ‘Metalografia e análise de falhas, casos selecionados (1933-2003)’. Os debatedores são Cesar R. Farias Azevedo – responsável pelo Lab. Metalografia e Análise de Falhas do IPT, desde 1998, e Tibério Cescon – Engenheiro de Minas e Metalurgia e doutor em Engenharia Metalúrgica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, editores do livro sobre metalografia que será lançado pelo IPT.

Lançamento de livro

O Instituto irá lançar o livro Metalografia e Análise de Falhas – Casos Selecionados (1933 – 2003), editado por pesquisadores do Laboratório de Metalografia. O livro traz 41 casos, selecionados da década de 30 até os dias de hoje. Casos estes os mais diversos, como problemas encontrados em trilhos, estrada de ferro, bonde, trator, tambor de revólver, asa de avião, roda de automóvel, cadeira giratória, bicicleta, implantes, entre outros.

O livro busca mostrar que se pode descobrir a causa das falhas de um produto e evitar novas, além de se poder melhorá-lo. A difusão da Análise de Falhas é de grande importância para os usuários, que têm como se defender de empresários pouco cuidadosos quanto ao processo produtivo de suas empresas, e também para os empresários, que podem se diferenciar no mercado com um produto de melhor qualidade.

Não há publicação dessa natureza em língua portuguesa. Estará disponível a partir de julho, no IPT, nas livrarias Edusp e no site da Associação Brasileira de Metalurgia. Os editores da obra participarão do bate-papo do IPT na terça-feira.

Da Assessoria de Imprensa do IPT