Tecnologia Ambiental: Empresa cria laboratório para detecção de produtos geneticamente modificados

Poucos laboratórios estrangeiros e instituições públicas de pesquisa dominavam essa tecnologia

ter, 01/10/2002 - 16h44 | Do Portal do Governo

As empresas exportadoras de soja para Europa, China e Japão são os principais clientes do primeiro laboratório nacional privado capaz de fazer testes moleculares para detectar alimentos transgênicos.

Trata-se da Tecam – Tecnologia Ambiental, uma empresa paulistana especializada em análises laboratoriais nas áreas de química e de biologia. Antes dela, poucos laboratórios estrangeiros e instituições públicas de pesquisa dominavam essa tecnologia.

O laboratório de Biologia Molecular foi implementado com o apoio do Programa de Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas (PIPE) da Fapesp. Foram investidos, no total, cerca de R$ 350 mil na sua criação. A maior parte dos recursos foi usada na importação de equipamentos e de insumos laboratoriais.

A procura por testes de detecção de alimentos transgênicos tende a crescer quando esse mercado for regulamentado no Brasil. Por enquanto, a demanda é limitada, já que a legislação em vigor não permite a comercialização de alimentos transgênicos. O teste, portanto, servirá para certificar alimentos convencionais brasileiros destinados à exportação.

Leia a matéria completa no site da Revista Pesquisa Fapesp