Técnicos do Procon-SP dão dicas sobre cuidados com bronzeadores e protetores solares

É importante certificar-se da escolha correta do Fator de Proteção Solar

seg, 06/01/2003 - 11h30 | Do Portal do Governo

Para que o consumidor não comprometa seu verão com problemas decorrentes da exposição ao sol, os técnicos da Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça do Governo do Estado de São Paulo, dão algumas dicas dos cuidados na compra e utilização de bronzeadores e protetores solares.

O sol irradia raios UVA e UVB que além de causarem queimaduras, podem gerar alterações nas camadas mais profundas da pele, acelerando o envelhecimento e aumentando os riscos de câncer na pele.

A pele contém um pigmento natural denominado melanina. Quando exposto ao sol, o organismo reage produzindo mais esse pigmento e, assim, reduzindo a penetração dos raios solares. A cada tipo de pele corresponde um nível diferente de melanina. Os filtros solares contidos nos bronzeadores e protetores solares agem sobre a pele filtrando os raios UVA e UVB de forma similar à melanina, daí a importância de usá-los.

Queimaduras, ardor e inchaço podem ocorrer quando a pele é exposta indevidamente ao sol, desta forma é importante certificar-se da escolha correta do FPS – Fator de Proteção Solar – indicado para cada tipo de pele. Contudo, isto não significa estar livre de complicações, sendo imprescindível que o consumidor leia e siga atentamente as instruções descritas no rótulo.

A embalagem deve fornecer dados do fabricante e/ou importador (CGC, endereço, telefone, nome completo); composição; data de fabricação e validade; contra-indicação; nível de proteção; instruções de uso; período em que o produto deve ser reaplicado; resistência à água e número de registro no Ministério da Saúde. Os produtos importados devem trazer estas mesmas informações em português, com linguagem clara e precisa.

No caso de bebês, mesmo que o rótulo não mencione contra-indicações, é aconselhável orientar-se previamente com um pediatra.

Os bronzeadores de fabricação caseira devem ser evitados por não obedecerem aos critérios técnicos exigidos e nem aos padrões adequados de qualidade, podendo, inclusive, causar danos à saúde (alergias, manchas, queimaduras etc.).

Outra forma de adquirir uma cor bronzeada é por meio de um creme denominado “autobronzeador’, produto que ao ser aplicado escurece a pele em poucos minutos sem necessidade de ficar sob o sol. Este efeito “moreno” tem uma durabilidade de, aproximadamente, 20 dias. O produto vai saindo conforme a pessoa toma banho.

Atenção: qualquer que seja a opção escolhida para se bronzear, o consumidor nunca deve deixar de ler atentamente e seguir as instruções de uso contidas na embalagem e, no caso de dúvidas quanto ao produto, formas de bronzeamento ou seu tipo de pele, procurar um dermatologista.

Dúvidas ou problemas, recorra à Fundação Procon-SP por meio de seus postos de atendimento no Poupatempo Sé, Santo Amaro ou Itaquera ou pelo telefone 1512.

Da Assessoria de Imprensa do Procon-SP