Técnicos do Procon-SP dão dicas sobre água engarrafada adicionada de sais e a mineral

É aconselhável ficar atento ao rótulo porque as embalagens são semelhantes

qui, 30/01/2003 - 11h01 | Do Portal do Governo

Os técnicos da Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça do Governo do Estado de São Paulo, dão algumas dicas sobre o consumo, estocagem e conservação de água engarrafada adicionada de sais e a mineral.

As embalagens de águas adicionadas de sais são semelhantes às de água mineral, portanto, é aconselhável ficar atento ao rótulo. As primeiras são águas potáveis comuns, que após a eliminação de resíduos de cloro usados na sua purificação são adicionadas de sais minerais de uso permitido como cálcio, magnésio, potássio ou sódio.

O rótulo de águas adicionadas deve incluir a expressão ‘água adicionada de sais’ em caracteres visíveis que a diferencie claramente da água mineral. É proibida a denominação ‘água mineral’ e derivações como “água mineralizada” ou ainda qualquer indicação relacionada a propriedades terapêuticas. Elas podem ser com ou sem gás, com acréscimo de dióxido de carbono de padrão alimentício (o mesmo empregado nos refrigerantes).

Já as águas minerais tradicionalmente conhecidas são provenientes de fontes naturais ou de fontes captadas artificialmente. Possuem composição química ou propriedades físicas ou físico-químicas distintas das águas comuns, que podem lhe conferir ação medicamentosa, embora nenhuma designação quanto as suas propriedades terapêuticas possa constar no rótulo sem prévia autorização. Estas águas são classificadas de acordo com o elemento químico predominante, e podem ser termais ou gasosas (natural ou artificialmente).

Cuidados gerais ao consumir

Ao adquirir água engarrafada o consumidor deve começar prestando atenção ao local onde a embalagem está colocada. Não adquira as que estiverem próximas a lugares aquecidos (chapas, fornos elétricos etc.), ou expostas ao sol, pois o calor propicia o crescimento de algas que modificam a coloração da água, de amarelo a verde, tornando-a imprópria ao consumo.

Também não deve comprar as que estiverem perto de produtos que exalam cheiro forte (higiene, limpeza, bombas de gasolina etc). Nestes casos o plástico absorve odores que podem contaminar a água.

Certifique-se de que não há sujidades no interior da embalagem e se o lacre não está rompido ou mesmo ausente, apresentando vazamento ou rachaduras.

Esteja alerta quanto à data de validade e integridade da embalagem quando for adquirir estas bebidas em promoções propiciadas por algum estabelecimento.

A compra de água de ambulantes em semáforos, ruas, parques e pedágios deve ser evitada pois, além de estar sob os raios solares, a maioria não possui rótulo e lacre, levando a crer que não passou por análise e inspeção do órgão fiscalizador competente.

Em caso de dúvidas ou reclamações procure um dos postos de atendimento pessoal do Procon-SP dentro do Poupatempo Sé, Poupatemto Santo amaro ou Poupatempo Itaquera. Por telefone ligue para o número 1512 e por fax, 3824.0717.

Da Assessoria de Imprensa do Procon-SP