Teatro: USP sediará festival de teatro universitário

Hoje é o último dia para efetuar inscrição de peças

seg, 17/06/2002 - 14h19 | Do Portal do Governo

O Diretório Central dos Estudantes (DCE-Livre) da USP, realizará entre os dias 30 de agosto e 6 de setembro, na Cidade Universitária, em São Paulo, o Universidade em Cena, festival que reunirá grupos de teatro universitário de todo o País. Este ano acontece a segunda edição do evento, que pretende colocar o público universitário em contato com o teatro, por meio das apresentações, de debates e troca de experiências.

As inscrições de peças para o Universidade em Cena devem ser feitas até hoje, dia 17 de junho, e as pessoas que pretendem assistir o festival devem se inscrever entre 15 de julho e 23 de agosto. A relação dos grupos selecionados será divulgada em 12 julho, e os escolhidos apresentarão suas peças em espetáculos abertos ao público em geral. Segundo Luiz Fernando Marques, membro da comissão organizadora, ‘um dos objetivos do evento é formar um público para peças não comerciais, que hoje costumam atrair as pessoas apenas pela presença de atores de televisão’.

Uma comissão de especialistas selecionará 11 peças para serem encenada e Marques afirma que a comissão julgadora não premiará apenas as melhores peças. ‘Serão escolhidos os grupos que, além do espetáculo, trouxerem uma experiência em teatro universitário para contar’, diz. No momento os organizadores se articulam para obter patrocínio para o evento.

Durante o festival serão promovidas oficinas de teatro com grupos profissionais para integrar os participantes e uma fazer troca de experiências. ‘Queremos discutir o papel da cultura na Universidade, falar de temas como a participação dos estudantes e a socialização do acesso à cultura’, afirma o estudante Fábio Maleronka Ferron, membro da comissão organizadora.

Os grupos interessados em participar do Universidade em Cena deverão enviar uma fita de vídeo com a apresentação, ou ensaio geral, e a sinopse do trabalho a ser inscrito. As inscrições devem ser feitas no DCE-Livre da USP, pessoalmente ou pelo correio, na rua da Reitoria 74, Cidade Universitária, São Paulo, CEP 05508-900. Outras informações podem ser obtidas no site www.universidadeemcena.hpg.com.br